Rotary Marília-Leste faz 49 anos com homenagem e ação comunitária

O Rotary Club de Marília-Leste completou 49 anos de atividade neste sábado e festejou a data com reunião de trabalho, homenagens, ação comunitária e grandes encontros. O evento teve a participação de dois sócios fundadores do clube, Luiz Rossi e Joji Maruyama, acompanhados pelas esposas, Wilma e Nair.

O clube, segundo mais antigo da cidade, entregou no evento cartão de Profissional do Ano ao empresário e dirigente  do comércio Libânio Vitor Nunes de Oliveira, proprietário da loja Ferragista e presidente da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília).

O encontro também apresentou projeto de investimento que entregou equipamentos de informática para a escola estadual Carlota de Rocha Barros, de ensino fundamental, destaque estadual no Indeb, o índice que avalia desenvolvimento da educação básica no país.

A escola ficou entre as três melhores de São Paulo e recebe suporte para manter alto nível de ensino e envolvimento com os alunos.

A atividade contou com convidados especiais, como dirigentes de outros clubes da cidade, representantes da escola e seis integrantes do Colégio de Governadores do Distrito 4510, que envolve Rotary Clubs em 68 cidades nas regiões de Marília, Bauru e Presidente Prudente.

O atual governador do Distrito, o médico Wilson Yamashiro, falou sobre a história do clube e da organização, lembrou que janeiro é um mês em que o Rotary atua de forma dedicada a reconhecer atual de profissionais líderes em suas áreas e elogiou o trabalho comunitário e a iniciativa do clube.

O presidente do Marília-Leste para 2016-2017, Orides Sgabri, agradeceu a presença de todos, lembrou a ligação do clube com a cidade e com outros clubes do Rotary, como o Marília, mais antigo da cidade e fundador do Marília-Leste, e o 4 de Abril, do qual o clube é padrinho. “A presença de tantos convidados de destaque em toda a região é um motivo de orgulho e honra para nós e um compromisso de manter a história e a tradição de trabalho do clube.”

HOMENAGEM
Orides Sgarbi, presidente do Marília-Leste, Libânio Oliveira, presidente da Acim, e o governador do Distrito 4510, Wilson Yamashiro

Libânio Victor Nunes de Oliveira, 63, nasceu em Caxias, no maranhão, filho do empresário Sigismundo Nunes de Oliveira – comerciante e advogado em Marília e integrante do Marilia-Leste, falecido em 1997 – e Maria Rosa, falecida em 1995. O empresário foi apresentado no evento pelo auditor aposentado Antonio Caram, associado presidente do Marília-Leste em 2013-2014.

Casado com a professora Maria de Fátima, teve dois filhos, Libânio e Paulo, que atuam com ele na loja da família e assumem os negócios enquanto a atuação como dirigente da Acim toma grande parte de seu tempo.

Maçon, é conselheiro em entidades como o Univem, Conselho de Segurança da Cidade, INSS, Projeto Vida Nova e no Daem.

Formado em Direito pelo Univem, Libânio chegou à presidência da Acim em 2011, depois de ocupar diferentes cargos. É vice-presidente da Facesp, a Federação das Associações Comerciais no Estado. O empresário dedicou a homenagem ao pai, esposa, filhos e familiares.

“Esta homenagem eu dedico ao meu pai. Se sou comerciante, se sou alguma coisa, eu credito ao meu pai”, disse Libânio. “Meu pai dizia que se arrependia de uma coisa, não ter chegado a Marília dez anos antes.”
Libânio diz que tudo o que conquistou e ganhou reinvestiu na cidade. “Me sinto presenteado pelos meus filhos, noras Rose e Paola, minha esposa, meus quatro netos. À minha família eu devo tudo.”

Orides Sgarbi, diretora Cilmara Carrero Piza e Maura Amábile Queiroz

ESCOLA

A escola Carlota de Negreiros Rocha foi representada no jantar por sua diretora, Cilmara Carrero Piza, que lembrou dedicação de toda a equipe, dos alunos e seus familiares. Os equipamentos de informática vão auxiliar a gestão e a produção de conteúdo para estudo e aperfeiçoamento dos alunos.

O presidente do Marilia-Leste, Orides Sgarbi, lembrou que a escola receberá ainda uma placa para marcar o envolvimento do clube no desenvolvimento do trabalho.

49 ANOS


Associados do Rotary Club de Marília-Leste e cônjuges celebram 49 anos da instituição, o segundo clube de Rotary mais antigo da cidade

A história dos 49 anos do clube foi lembrada pelo empresário Odair Martins, dirigente da rede Odair Pneus, associado ao Marília-Leste desde 1977 e presidente do clube em 1981-1982.

Ele lembrou alguns projetos do clube com impacto na coletividade, como projeto de preservação e uso consciente da água, que tornou-se filme e correu o país, investimentos em educação e alfabetização, suporte para a Associação Amor de Mãe e dezenas de outras entidades.

A reunião teve ainda arrecadação de arroz, com coleta de cem quilos, que serão entregues a uma instituição de atendimento social em Marília.

Além do governador Wilson Yamashiro, participaram do encontro o futuro governador do Distrito, Maurício Antonio Agostinho, de Bauru, e os governadores Dermeval Antonio Gregório (1999-2000), Valdeir Fagundes de Queiroz (2000-2001), Maura Amábile Fagundes de Queiroz (2004-2005) e Márcio Cavalca Medeiros (2011-2012), além do governador assistente Danilo Pozzer, do Rotary Club Garça-Real.

Alexandre Santiago (Rotary Club Marília), Jair Torrecilha (Rotary 4 de Abril), Hederaldo Joel Benetti (Rotary Marília de Dirceu), Jurandir Afonso Ferreira (Rotary Alto Cafezal) e Suzane Luziada Silva Perin (Rotary Vera Cruz), também acompanharam o evento.