Uma campanha para prevenir a Síndrome Alcoólica Fetal uniu representantes de dois Rotary Clubes da cidade neste feriado municipal em Marília. Os rotarianos foram à avenida Sampaio Vidal para aproveitar o desfile de aniversário da cidade e distribuir informações contra a síndrome, que afeta crianças filhas de mães que bebem durante a gravidez.
Participaram representantes dos Rotary 4 de Abril e Marília Coroados. A campanha destaca que a síndrome pode causar problemas mentais e de crescimento durante a gestação.
“Saúde é um tema permanente de trabalho e preocupação do Rotary. Então o trabalho une algumas de nossas tradições e vocações, que é prevenção de doenças, o contato com a comunidade e a integração entre clubes, que na verdade são irmãos”, disse o empresário João Carlos Affonso Ferreira, presidente do 4 de Abril.
O álcool na gravidez pode afetar cérebro, rins e coração da criança, além de provocar problemas mentais, de má formação, problemas de motricidade, fala e aprendizado. A campanha destaca que não existe uma quantidade segura de consumo de álcool, a melhor opção é não consumir, explicam os rotarianos.
Não há dados sobre o problema no Brasil, apesar de serem comuns casos de crianças com problemas e de grávidas com alcoolismo. Nos Estados Unidos, a s síndrome atinge de 2,8 a 4,6 casos em 1000 nascimentos.