Marília terá a partir do dia 28 uma programação especial da Semana de Africanidade para difundir costumes e tradições afros e a contribuição que tiveram na formação da cultura brasileira. É uma proposta para valorizar a identidade cultural da população negra, combater preconceitos e reduzir condutas discriminatórias.
Focada em divulgar informações, a semana começa com o flash mob para surpreender moradores com a apresentação do poema “Me Gritaram Negra”, poeta e coreógrafa peruana falecida em 2014.
No dia 29 acontece o Encontro de Africanidades, que vai levar conhecimento, oficinas de orientação e troca de experiências entre 17h e 22h na Praça da Endurb.
Tranças africanas, turbantes, dreadlocks, consultoria de produtos de beleza para a mulher negra, contação de histórias africanas, exposição de artesanato afro e mostra de objetos da África serão algumas das atividades.
As ações serão realizadas pela Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania através da Coordenadoria de Políticas para a Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e outros coletivos negros da cidade.
Haverá ainda exposição de empreendedores afro brasileiros com produtos específicos da cultura negra O evento conta também com oficina de prevenção de DSTs, demonstrações de capoeira e do grupo de Pagode Verdade Plena.