Com a pandemia do novo coronavírus, as recomendações de isolmento social estão afetando diversas áreas da economia . As salas de cinema estão entre os estabelecimentos que sofrem o impacto dessa crise e já são quase 600 estabelecimentos fechados em todo o Brasil.
Leia também: Matheus e Kauan farão show virtual para fãs devido coronavírus
As estreias de filmes foram todas canceladas e adiadas e isso fez com que as salas de cinema fechassem as portas. De acordo com o site Filme B, são 577 locais de exibição fechados em todo o Brasil e o estado mais afetado é o Rio de Janeiro, pois o governo Wilson Witzel determinou que espaços culturais interrompessem as atividades temporariamente.
Em São Paulo
Segundo a Folha de S. Paulo, o governador de São Paulo, João Dória, determinou nesta quarta-feira (18) o fechamento dos shoppings da região metropolitana do estado. Essa decisão vai ao encontro da reinvidicação feita por organizações das empresas cinematográficas da unidade federativa.
Leia também: “MasterChef” deve sofrer mudanças devido ao coronavírus, diz colunista
“A Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas e o Sindicato das Empresas Cinematográficas do Estado de São Paulo vêm a público pedir ao governador de São Paulo, João Doria, que assuma o papel de fechar as salas de cinema do estado, na forma da lei. As empresas exibidoras entendem que a grave situação colocada pela pandemia da Covid-19 é urgente e demanda uma resposta rápida que somente o Estado está habilitado a tomar”, escreveram em carta.
As organizações explicaram que o fechamento das salas de cinema estava em um impasse. Essa situação ococorria porque as empresas precisariam negociar com os próprios shoppings para poderem parar o funcionameto do local, o que era demorado e burcrático. Porém, o impasse foi resolvido com o decreto.
Bilheterias
Antes mesmo da decisão do governador de São Paulo, algumas redes de cinema já haviam decido fecar as portas por tempo indeterminado. Foi a decisão de Espaço Itaú de Cinema, Petra Belas Artes e Cinesala.
Leia também: Fernanda Paes Leme agradece solidariedade dos vizinhos: “Deixam comida para mim”
Antes mesmo dos fechamentos das salas de cinema, o impacto do novo coronavírus já era expressivo. De acordo com o Filme B, as bilheterias apresentaram os piores índices desde 2017. Na última quinta-feira (12), apenas 86 mil pessoas foram conferir os filmes em cartaz.