
Um encontro promovido pela Adevimari (Associação de Deficientes Visuais de Marília) no bosque municipal apresentou a um grupo de crianças atividades lúdicas para vivência de situações comuns a pessoas com deficiência visual.
Situações de orientação e mobilidade permitiram às crianças experimentar os desafios enfrentados diariamente por pessoas com deficiência visual.
As simulações e vivências práticas também incentivam condutas de empatia e compreensão de desafios para que possam ser agentes de mudanças e superação.
Em comunicado, a associação diz que o projeto fortalece autoconfiança, a independência e as habilidades sociais e emocionais dessas crianças.
“Ao proporcionar vivências da vida com deficiência visual, a Adevimari busca construir uma sociedade mais inclusiva, onde as diferenças são valorizadas e compreendidas.”
O encontro apresentou ainda material de uso por deficientes visuais como leitura e produção de textos em braille e jogos daptados. A associação fica na Av. Sampaio Vidal, 245 – Salas 2 e 3 e promove em média 120 atendimentos mensais focados na reabilitação, orientação e mobilidade.
Também atua com apoio pedagógico e alfabetização e suporte para pessoas cegas ou com baixa visão possa ter ganho de qualidade de vida e autonomia.