Durou pouco mais de 24 horas o mandato da Miss Sergipe Ana Luísa Castro como Miss Brasil Mundo. Eleita no sábado ela perdeu a coroa por uma revelação: não é solteira, uma das exigências centrais do concurso. A segunda colocada, a miss Ilha Bela Catharina Choi Nunes, 25, é a nova Miss Brasil Mundo.
Segundo a organização, Ana Luísa tem uma união registrada em outro país e está em processo de homologação no Brasil. Ela optou por entregar o mandato em vez de desistir de medida.
Em nota enviada à organização, Ana Luísa Castro afirmou que tem uma “união” com um belga. Segundo ela, a “homologação” da união pode se dar em um futuro próximo. “Entrego a coroa e o título à vice Miss Mundo Brasil, com grande tristeza no coração”, afirmou a miss, em nota.
Ana Luísa afirmou que a coordenação estadual do concurso estava ciente de seu estado civil, e que por isso seguiu com a candidatura. A organização nacional do concurso informou que está analisando o que ocorreu.
Em nota divulgada em sua página em uma rede social, o coordenador estadual de Sergipe do Miss Mundo Brasil, Fabiano Araújo, informou que Ana Luísa havia informado sobre sua união, que estava em processo de homologação no Brasil.
“Tive consultorias de que ela poderia cancelar, se vencesse”. Ele afirmou ainda que sempre agiu com “lisura” e que isenta a organização nacional do concurso “dessa situação”. “Existiu um erro que deveria ter sido corrigido logo, mas não aconteceu”, afirmou o coordenador local.
“Espero manter o contato e amizade com a organização do Miss Mundo Brasil e que a segunda colocada possa assumir e honrar este título com a mesma intensidade que o fiz nesse curto período de tempo”, disse a agora ex-Miss Mundo Brasil.
A nova miss tem ascendência coreana e é a primeira oriental a conquistar o título no Brasil. Catharina Choi tem 1,77 m de altura e é estudante de Comunicação Social. Ela já foi apresentadora de TV na Coreia do Sul. A nova miss vai representar o Brasil no concurso Miss Mundo, que acontece em dezembro, na China.
O Concurso Miss Brasil Mundo contou com a participação da Miss Marília 2014, Marjorie Rossi, que ficou na lista Top 10, mas não cheou entre as cinco finalistas.