A Honda revela na Europa as novas motos CRF 300L e CRF 300 Rally, modelos trail que chegam para substituir as CRF 250L e CRF 250 Rally por lá, trazendo modificações mecânicas no chassi, suspensão, e um novo motor de 286 cc de cilindrada.
A CRF 300L é uma evolução da CRF 250L , modelo que chegou a ser oferecido por curto período no mercado brasileiro. De acordo com a Honda , o conjunto da nova moto ficou 4 kg mais leve, com a adoção de um chassi com tubos de menor diâmetro. A suspensão traseira ganhou um braço mais leve, enquantos os garfos Showa na dianteira ganharam 10 mm de curso. A altura livre para o solo foi de 255 mm para 285 mm, com as mudanças no posicionamento do motor.
O novo motor monocilíndrico com refrigeração a líquido é uma evolução do antigo 250 cc, que foi possível com o aumento do curso dos pistões de 55 para 63 mm e veio acompanhado da adoção de novos componentes como comando de válvulas — revisado para melhorar as respostas em baixas e médias rotações — e velas de nova especificação.
Compatível com o novo padrão de emissões Euro 5 , desenvolve 26,95 cv e 2,71 kgfm de torque e segundo a Honda, mostra melhor rendimento que o antecessor acima de 2.000 rpm. Combinado a um câmbio reescalonado — com as primeiras cinco marchas mais curtas e a sexta mais longa — e a uma embreagem 20% mais leve, a CRF 300L ficou mais controlável e agora atinge a velocidade máxima de 132 km/h.
O pacote de mudanças foi combinado também a uma nova carenagem, inspirada nas CRF de competição, e um tanque de combustível redesenhado e mais leve. Há o painel digital LCD ganhou novo mostrador, com informações mais claras.
CRF 300 Rally
Além das mudanças mecânicas presentes na CRF 300L, a CRF 300 Rally também ganhou uma carenagem revista, enquanto o tanque de combustível ganhou 2,7 litros a mais de capacidade, permitindo ao modelo um alcance de mais de 410 km.
A altura do assento, de 885 mm, é 5 mm mais alta do que na 300L e 10 mm mais baixa que na antiga 250 Rally. Outro destaque da Rally é o guidão com contrapesos para reduzir a vibração. Apesar de serem parte da linha Honda CRF, tanto a CRF 300L quanto a CRF 300 Rally não tem relação com a CRF 250F vendida atualmente no Brasil, moto que é voltada apenas para o uso off-road.