Garça e toda a região perderam na noite da sexta-feira, 31 de março, a empresária, educadora e ativista de causas sociais Mara Eliana Bottino Gigueira Peres, vice-presidente da PPA, a maior empresa de automatização no país, que levou a cidade e região para o mundo. Era esposa do empresário Flávio Aparecido Peres, fundador da empresa e diretor no Ciesp, também vice-prefeito da cidade.
O falecimento foi divulgado em comunicado da empresa nas redes sociais. Não há informações sobre as causas. Por sua atuação social e na empresa, Mara Peres era uma referência em diversas cidades. Dezenas de interações lembram Mara como uma pessoa atenciosa, carinhosa, competente, dedicada e uma inspirração.
“Nada que possamos escrever aqui vai ser digno de representar o que a Sra. Mara Peres significa para nós, tampouco a grandeza da sua contribuição na construção da PPA. Um dia de muita tristeza, mas também de gratidão por ter em nossa história uma mulher tão brilhante. Descanse em paz, Dona Mara!”, diz o comunicado da marca.
Nascida em, Garça, formou-se em magistério e expandiu a qualificação na Unesp com qualificação em Licenciatura em Ciências, Matemática, Pedagogia e também Administração, Orientação e Supervisão.
Durante 18 anos atuou como educadora em escolas particulares e estaduais de Garça e região. No começo, trabalhava em três períodos para ajudar nas contas em casa.
Com Flávio Peres durante encontro com equipe da PPA em Manaus
A empresa foi fundada pelo marido e um cunhado de Mara em 1983. No início, com poucos recursos para investimento, era o trabalho da professora que garantia a casa enquanto ele investia no sonho. Deu certo.
A PPA cresceu rápido com inovações como novo modelo de portão que ganhou mercado nacional, provocou abertura de distribuidores, filiais, novos serviços e foi ao exterior.
O crescimento da PPA – que nasceu como Portal – exigia muito e Mara trocou a carreira na educação pela gestão da empresa. E mais uma vez brilhou.
Mara Peres em atividade com o Projeto Amor de Criança, em Marília
Em meio a tudo isso, era também uma figura presente e dedicada em projetos de acolhimento e atendimento social, com destaque para programas como o Amor de Criança, em Marília, e Casa de Apoio de Garça para pacientes em atendimento no Hospital do Câncer de Jaú).
Além do marido, Mara Peres deixa os filhos, Samuel e Mariane, e netos. A despedida será feita na sala 2 do Cemitério Santa Faustina, em Garça, e o sepultamento foi marcado para 17h30 deste sábado