O padre Vicente Paula Gomes, com 27 anos de sacerdócio, promoveu pela primeira vez em sua vida uma benção para uma união homoafetiva realizada em um salão de festas em Assis, na área da Diocese onde atua. E a medida repercute com elogios e críticas em redes sociais.
Atual pároco da Igreja de Santo André, em Tarumã, o padre deve assumir em janeiro novas atividades em uma paróquia de Assis. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra alguns dos momentos da cerimônia.
Padre Vicente diz ao casal Luiz e Claudinei que não pode dar o sacramento religiosa da união. “Mas eu derramo sobre vocês uma benção, não se esqueçam que Deus abençoa o amor de vocês agora e para sempre”, disse na solenidade.
O religioso não usou nenhuma das vestes sacerdotais e nem instrumentos oficiais de celebrações católicas, embora a cerimônia tenha seguido alguns ritos tradicionais.
“Achamos que um lar passa por um homem e uma mulher. Família não é só isso. Nuclear uma família significa criar condições para uma vida digna, por isso é com alegria que estou aqui. Claro que estou tremendo, porque é a primeira vez que eu vou dar uma benção assim”, afirmou. Acrescentou que a benção não diminui a ele, nem à Igreja ou os noivos.
A aceitação dos casais homossexuais pela Igreja Católica já provocou diferentes manifestações de apoio do Papa Francisco, que inclusive já enviou mensagem pessoal a um casal de Curitiba por batizar três filhos adotivos.
Mas apesar dos avanços nestas questões, Francisco mantém abordagem conservadora em relação aos sacramentos.
O Papa repetiu em diferentes manifestações que o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo – que chamou de “incongruência” em uma de suas mais recentes entrevistas – não está reconhecido pela Instituição.