A Câmara de Marília faz na próxima quarta-feira, dia 17, uma audiência pública para debate sobre uso da cannabis municipal na saúde pública da cidade.
A audiência é uma proposta do vereador Danilo Bigeschi aprovada pelos parlamentares em 2023 e vai acontecer a partir das 19h. Segundo o parlamentar, confirmaram presença a a Associação Canabica Marília Flor, Associação Brasileira de Canabis Medicinal e Associação Canabica Emanacan
A ideia é mostrar dados sobre a eficácia no tratamento de diversas enfermidades e transtornos como o câncer, paralisia cerebral, epilepsia, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla e outras.
“É atualizar o debate sobre o tema com novas informações, para ampliar o conhecimento e enfrentar o preconceito que infelizmente ainda existe. O grande desafio é disponibilizar o acesso ao medicamento no SUS”, diz o vereador.
Segundo o requerimento que provocou a audiência, objetivo é provocar o diálogo entre a comunidade, entidades e profissionais da Saúde e Direito, além de familiares e pacientes.
“As famílias que tem poder aquisitivo conseguem fazer o tratamento através das associações, que inclusive realizam trabalho social importante para ajudar os pacientes de baixa renda. Mas o caminho é capacitar os profissionais do sus para prescrição, embora alguns por esforço próprio pelo conhecimento já fazem, e viabilizar o acesso ao medicamento.“
O encontro também vai atualizar os dados sobre pesquisas e atendimento em Marília, apontada como pioneiro no desenvolvimento de produtos medicinais.
A cidade tem uma associação cannábica, a Maria Flor, que além da produção e atendimento local tem atuação nacional em difusão de informações e defesa da regulamentação da atividade.
A participação na audiência é aberta ao público e a previsão é que o debate dure duas horas.
Receba as principais notícias no whatsapp do Giro CLIQUE AQUI