O Cacam (Centro de Apoio a Criança e Adolescente de Marília) registrou aumento de até 130% no volume de atendimentos em 2023 com mais custos, dificuldades financeiras e ações especiais de arrecadação e suporte.
A entidade chegou a quase 30 crianças em internato após longo período com média de 12 atendidos. São casos de violência, abandono, ou maus tratos identificados pela Justiça e encaminhados para a casa até direcionamento final à família ou adoção.
O centro oferece abrigo, alimentação, suporte em educação, esportes, lazer e cultura, além de acompanhamento profissional em saúde.
“Neste ano tivemos contas de farmácia na faixa de R$ 3000, todos os custos subiram”, explica o presidente da entidade, Hederaldo Benetti.
O Centro tem grandes apoiadores em projetos de estruturaa, como o Tauste Supermercados, além de dirigentes voluntários e gestão com o apoio do Rotary Marília de Dirceu. Mas precisa de outras formas de repasses para gastos cotidianos.
E algumas ações já estão em andamento para arrecadação rápida, como a venda de pizzas com apoio do Rotary e de ingressos para a tradicional bacalhoada do Rotary Tradição, marcada para dia 6 de agosto.
Nos dois casos as compras podem ser feitas diretamente em mensagem para o celular de Hederaldo. O Centro prevê ainda neste ano receber recursos de um show com o cantor Fábio Júnior, que deve acontecer em agosto.
O dirigente afirmou ainda que o Cacam tem recebido recursos públicos, tanto da cidade quanto em ações especiais de repasse com emendas, mas que o planejamento orçamentário é feito com um ano de antecedência e fica muito sujeito a defasagem.
“Eu tenho que planejar neste ano o que vou gastar para repassar à prefeitura e receber no ano seguinte. Além disso, a contabilidade é feita por semestre. Chegou em julho, se faltou dinheiro eu tenho que repor, se sobrou eu tenho que estornar, mas depois os repasses voltam”, explicou.
O Cacam oferece ainda mais formas para interessados fazerem doações e repasses de ajuda de custeio, inclusive um bazar permanente. Fica na rua Vidal de Negreiros, 367, na zona norte, e o telefone para contato é (14) 3433-1645