O Mapa do Monitor das secas com dados de dezembro de 2022 mostra melhoria nas condições de todo o sudeste do país e em especial a região centro-oeste do Estado, que inclui Marília, mas com indicação de efeitos ainda duradouros pela falta de chuvas.
O mapa oferece um levantamento mensal sobre condições de reservas hídricas no país, A região chegou a integrar alerta de seca para quase todo o Estado em julho de 2022.
O mapa com os dados de dezembro foi concluído na sexta-feira, dia 20, e traz novidades como a ampliação da cobertura nacional, com inclusão de mais estados.
“Em São Paulo, devido às chuvas acima da média nos últimos meses, houve a diminuição das áreas com seca moderada (S1) e com seca fraca (S0) no leste, da área com seca extrema (S3) no noroeste e da área com seca grave (S2) no centro-norte do estado”, diz o documento.
Além de São Paulo, houve recuo da seca extrema no Triângulo Mineiro e houve a atenuação da seca, que passou de moderada para fraca no centro-sul do Espírito Santo, no leste de São Paulo e no leste e sul de Minas Gerais.
“Alguns pontos importantes do mapa atual são que, na Região Nordeste, devido às anomalias positivas registradas nos últimos meses, houve atenuação na condição de seca, que passou de moderada para fraca em uma pequena porção do oeste da Bahia, do sul do Rio Grande do Norte, e do norte da Paraíba, além do recuo da seca fraca na Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba”, diz ainda o levantamento.
Também houve o desaparecimento de seca no nordeste e sudoeste da Bahia. Por outro lado, devido à piora nos indicadores, houve o surgimento de seca fraca no nordeste do Rio Grande do Norte. A descrição completa está no site do monitor da seca.