Marília

Congresso de Municípios destaca dívida de Marília com previdência; entre as maiores

Congresso de Municípios destaca dívida de Marília com previdência; entre as maiores

A dívida acumulada pela Prefeitura de Marília com vários meses sem repasse de valores para custeio da Previdência Social de servidores foi citada entre as principais do Estado durante um painel apresentado no Congresso Estadual de Municípios.

O nome da cidade foi citado entre as nove com maiores dívidas. Juntas, elas representam 45% das dívidas com regimes próprios – mantidos pelas próprias cidades – no Estado.

NO início de fevereiro uma nota técnica da prefeitura apresentou dívida de – R$ 558 milhões com a previdência, o que incluía dividas de gestões anteriores e por parcelamentos e reparcelamentos feitos pela gestão Daniel Alonso.

A Câmara de Marília vota nesta segunda-feira mais uma proposta de parcelamento por dividas formadas em 2023.

Os dados apresentados no Congresso foram listados em uma palestra do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, que apontou total de R$ 8,7 bilhões em débitos das previdência no Estado.

Além de Marília, ele citou Barretos, Campinas, Diadema, Jacareí, Jundiaí, Santo André, São Bernardo e São José dos Campos.

Zuilkosky disse ainda que apesar do volume os débitos com os regimes próprios podem ser resolvidos.

“Isso aqui tem solução viu, eu falei aqui há dois anos. Vocês podem transformar isso aqui, zerar essa cidade. Só que na hora acaba os prefeitos não fazendo e tudo tranca”, disse o dirigente.

A palestra foi apresentada no dia 14 de março e mostrou também mais dados, como dívidas das cidades que não implantaram regimes e seguem com pagamentos à Previdência Federal.