Marília

Cursos da Unimar e Famema ficam entre dez melhores do Estado

Cursos da Unimar e Famema ficam entre dez melhores do Estado

A nova edição do RUF (Ranking Universitário Folha), um dos mais sérios e completos levantamentos sobre as instituições no país, coloca os dois cursos de medicina de Marília – Famema e Unimar – entre os dez melhores do Estado.

A Famema tem a melhor posição – é a 8ª de São Paulo e a sétima entre os cursos públicos -. A Unimar é a décima do Estado e a terceira entre as instituições privadas, atrás apenas de duas consagradas instituições: a Santa Casa de São Paulo e a PUC-São Paulo.

E não é só isso. As duas instituições avançaram no ranking em nível nacional, ganharam posições e superaram outros cursos, apesar da retração econômica, apesar de todas as dificuldades do ensino superior e – no caso da Famema – de toda a influência das deficiências de investimento público.

A Unimar passou da 150ª posição geral – considerados todos os cursos da instituição na  comparação com todo o pais – para 142º lugar. Chegou ao ranking de 2018 com cinco cursos entre os 50 melhores do país e com avanços.

Enfermagem da Unimar também fez bonito. É o 35º do país (ganhou 35 posições em relação a 2017) e ficou entre os dez melhores cursos do Estado, inclusive à frente da Famema.

Biomedicina é o 25º (ganhou três posições), fisioterapia o 37º (uma posição) e Nutrição é o 36º curso do país em sua área (ganhou oito posições).

Medicina veterinária caiu em nível nacional, é o 42º, mas segue entre os 50 e ficou entre os nove melhores cursos do país.
 
Os dois cursos da cidade aparecem à frente de instituições. como PUC Campinas, entre tantas instituições privadas, e muitos cursos públicos. Em nível nacional, a posição das duas ainda é melhor que em 2017.

O curso de enfermagem da Famema também caiu no ranking. Foi da 24ª posição em 2017 para a 40ª neste ano. Ainda assim, além de estar entre os 50 melhores do país é o 11º do Estado.

A evolução dos cursos foi destaque no ranking que tem outros bons dados. A Unesp, oitava colocada no ranking geral, tem quatro cursos muito bem posicionados:  Fisioterapia é o sexto do país, relações internacionais é o 9º, pedagogia o 6º e filosofia o 12º.

Clique aqui para acessar a íntegra do ranking.