O estudante Lucas Carrit Delgado Pinheiro, 18, de Marília, conquistou em Pequim, na China, a medalha de bronze na 12ª Olímpiada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que reuniu participantes de todo o mundo.
Lucas integrou uma equipe brasileira que trouxe quatro medalhas e teve ainda a participação de um professor da cidade, Rogério Melo de Sena Costa, que viajou como observador. Os dois chegaram à equipe a partir dos estudos no Colégio Cristo Rei.
A olimpíada foi realizada entre os dias 3 e 11 deste mês com provas teóricas de observação. Além dos representantes de Marília, conquistaram medalhas Bruno Piazza, de Campinas, que faturou a de prata, e João Gabriel Stefani, de Fortaleza (CE), e Juventino Fonseca, de Recife (PE), com medalhas de bronze. Sarah Melo, também de Fortaleza, ganhou a menção honrosa.
A disputa envolveu pelo menos 200 estudantes de 38 países. A comissão brasileira foi acompanhada pelos astrônomos Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos e Eugênio Reis, da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
Lucas já havia superado uma seleção com 90 mil concorrentes da prova de nível 4 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Antes da viagem, ainda participou de um programa de treinamento no Observatório Astronômico Abraão de Morais, da USP (Universidade de São Paulo), em Vinhedo.