O impacto das vendas durante a chamada promoção da Black Friday, em novembro, é apontado como causa para mudança de comportamento nos consumidores durante o Natal e provocou um alerta da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) para que empresários do setor revejam planejamento de final de ano.
Segundo o tesoureiro da Associação, o empresário Gilberto Joaquim Zochio, um estudo do IBGE com indicação de queda nas vendas de Natal na faixa de 2,2% em relação ao ano passado após um bom desempenho durante a Black Friday.
“Precisamos desenhar um novo período para o Natal, o movimento de compras para final de ano foi antecipado para novembro, o período de vendas para Natal pode ser considerado ampliado”, disse o empresário.
A avaliação acompanha uma análise estadual do setor. O presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Alencar Burti, avalia que a black Friday consolida novembro como um bom momento para vendas, com alta de 2,3%
“A boa notícia é que o comércio cresceu pelo segundo ano consecutivo, após dois anos de quedas. A má notícia é que as retrações foram muito maiores que as altas, fazendo com que o setor ainda tenha um longo caminho pela frente até retornar ao patamar pré-crise”, disse.