Despachante, referência na comunidade japonesa, marido e pai em uma família com longo histórico de ações sociais, o ex-vereador Teruaki Kushikawa faleceu aos 81 anos em Marília nesta segunda-feira.
Teruaki comandou por muitos anos um dos mais escritórios de despachantes, instalado na rua São Luiz, centro da cidade.
Participou com a esposa, Aquemi, em diferentes projetos e instituições de atendimento social em mais de 30 anos de envolvimento. Ele se tornou vereador, ela foi dirigente no Lions Clube e na Maternidade Gota de Leite.
O trabalho rendeu mais que os mandatos como parlamentar – foram três, entre 1983 e 1988, entre 1989 e 1992 e entre 2001 e 2004 -. Teruaki foi também alvo de uma homenagem no Japan Fest de 2015.
O maior evento de cultura japonesa na cidade e região lembrou a atuação do ex-vereador na difusão cultural e integração social.
O isolamento provocado pela pandemia de Covid e o avanço da idade contribuíram para afastamento das atividades no dia-a-dia do escritório e política. Em 2020 a esposa foi candidata a vereadora na cidade.
Além da esposa, Teruaki deixa os filhos – Cristina, Tânia, Fabíola, Wellington e Karen – e os netos, Nayara, Vinícius e Thiago. A despedida é feita no salão Master do velório municipal e o sepultamento foi marcado para 17h da terça-feira, dia 28.