Marília

Luto - Morre padre Pio Milpacher, pioneiro e referência em trabalho social

Luto - Morre padre Pio Milpacher, pioneiro e referência em trabalho social

O padre Pio Milpacher, pioneiro da Congregação Jesus Sacerdote e um dos mais reconhecidos nomes da Igreja Católica em Marília faleceu nesta sexta-feira aos 98 anos.

Pio Milpacher, italiano, chegou ao Brasil em 1967 para implantar no país a primeira casa da Congregação Jesus Sacerdote, que atua em três cidades: Marília, Osasco e Barretos..

A Congregação foi criada para atendimento e acompanhamento de párocos, destinada à “santificação dos padres” e cuidados com as vocações. Oferece abrigo, acolhimento e suporte em diferentes atividades.

Padre Pio desenvolveu na cidade e em outros locais por onde passou amplo programa de atendimento social, que em Marília resultou em um dos mais abrangentes e organizados projetos de ação pública, o Centro Comunitário São Judas, em torno do Santuário de São Judas.

É um trabalho que começou quando o padre foi nomeado para comandar a Paróquia de São Sebastião, na zona norte da cidade.

Desenvolveu o Santuário de São Judas, a paróquia de São Francisco e tornou-se figura reconhecida por percorrer a cidade em uma mobilette recolhendo doações e mobilizando fiéis.

Atuou em Marília entre 1978 e 1995, quando foi transferido para atividades da Congregação em Osasco. Permaneceu fora até 2013 e retornou para as atividades na cidade, de onde não saiu mais.

O trabalho sacerdotal também foi acompanhado por uma intensa produção intelectual e livros reconhecidos muito além do ambiente religioso. A obra “O Governo dos Povos”, um estudo sobre política, democracia e religião, é citada entre livros jurídicos e políticos de grandes organizações.

O velório será feito no Santuário São Judas, onde ele será sepultado neste sábado após missa exequial marcada para 16h30.