O reitor da Unimar (Universidade de Marília), Márcio Mesquita Serva, deve receber em São Paulo o colar do Mérito Legislativo, principal homenagem da Assembleia Legislativa à atuação de personalidades ou instituições no Estado.
A medida atende uma iniciativa do deputado estadual e ex-prefeito Vinícius Camarinha, líder da federação PSDB/Cidadania na Assembleia, que cumpre o quinto mandato como parlamentar na Assembleia.
A homenagem reconhece mais de 60 anos de trabalho ligado ao ensino superior – dos tempos em que Márcio Serva era estudante e presidente do Diretório Acadêmico, passa pela sua transformação como dirigente da Associação de Ensino de Marília, transformação de faculdades integradas na Unimar até a atual megaestrutura da instituição.
Também amplia uma longa e relevante lista de homenagens ao reitor, que inclui a concessão do Colar do Mérito Judiciário no Tribunal Regional do Trabalho em Campinas, em março de 2022.
Nascido em Marília em dezembro de 1941, Márcio Mesquita Serva foi o segundo dos três filhos do casal César e Romilda. Começou a trabalhar ainda criança. Foi auxiliar de escritório em empresa de café, escriturário do Bradesco, estudante de contabilidade e mecânica e coletor na Fazenda Estadual.
Dirigiu Diretório Acadêmico entre 1962 e 1967 no curso de Economia em Marília, que seria a base para a Associação de ensino, da qual tornou-se sócio minoritário em 1968 e dirigente na década de 70.
Em 1975 a instituição passou a abrigar as Faculdades Integradas de Marília e não parou mais de crescer, até a aprovação do projeto para transformação em universidade na década de 80.
A Fazenda Experimental, o curso de Medicina e a posterior implantação do Hospital Universitário ampliaram ainda mais o tamanho e a relevância da Unimar para serviços, empregos, economia e atendimento da comunidade em Marília e toda a região.
O hospital e outras áreas de atuação da instituição já foram alvos de iniciativas de Vinícius para investimentos públicos que melhoram atendimento, como o inovador sistema do PetScan para o setor de oncologia e estrutura de nova UTI pediátrica.
A evolução dos cursos, programas de pós-graduação em diferentes áreas, iniciativas de atendimento comunitário como o projeto Amor de Criança transformaram a Unimar em referência no ensino superior. São aproximadamente 120 mil egressos.
Aos 81 anos segue ativo como reitor da Unimar, ao lado da esposa e vice-reitora, Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva, e das filhas – Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente do Hospital Universitário e Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Pós-Graduação e Ação Comunitária -.
É também o avô de Júlio Cesar, Julia, Henrique, Márcio e Arthur e bisavó de João Lucas e Júlio.