Marília

Marilan e Dori estão entre 1000 Maiores empresas em prêmio do Valor Econômico

Marilan e Dori estão entre 1000 Maiores empresas em prêmio do Valor Econômico

A 20ª edição do prêmio Valor 1000, que reúne as maiores companhias do país, inclui duas marcas de Marília – a Marilan e a Dori – além de duas gigantes com fábricas na cidade – Nestlé e Coca-Cola – em publicação do Valor Econômico.

A pesquisa das 1000 maiores é desenvolvida pelo Valor em parceria com a Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças da EAESP/FGV-SP.

O estudo usa a receita líquida como parâmetro para o ranking e adota critérios atuais de medida de desempenho, como o Ebitda (sigla em inglês para o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização), gestão do endividamento e do endividamento e outras medidas de desempenho contábil e financeiro.

Classificada como a 606ª maior empresa do país, a Marilan é a 48ª colocada no setor de Alimentos e Bebidas. A Marilan perdeu cinco posições em relação ao levantamento de 2018 – que teve premiação em 2019 – quando foi a 601ª maior do país.

Fundada em Marília em 1956 pelo empresário Maximiliano Garla, A Marilan é a segunda maior fabricante de Biscoitos do Brasil, primeira marca mais consumida. Produz pelo menos cem 100 itens entre biscoitos salgados, doces, rosquinhas, recheados, wafers, biscoitos especiais e cookies.
Mantém parque fabril em Marília e em Igarassu (Pernambuco).

Possui 21 linhas de fabricação e produz mais de 80 milhões de unidades de biscoitos por dia. Exporta para mais de 50 países em todos os continentes e conta com 3.400 colaboradores. 

A Dori ficou com a 696ª posição no ranking geral e a 57ª entre as empresas de alimentos. Mostrou uma evolução no ranking. Passou da 774ª posição para a 696ª na edição deste ano do prêmio

A indústria foi fundada em 1967, com sede em Marília, e mantém uma unidade em Rolândia (Paraná). Produz alimentos em nove segmentos: Amendoim; Bala; Goma; Granulado; Fruit Snacks; Chocolate; Pastilhas Sabor Chocolate; Pirulito; Regaliz e Gelatina. Exporta para 50 países.

São 76 empresas listadas no setor que inclui nomes como JBS, Ambev, BRF (união da Sadia e Perdigão), além da Nestlé e Coca-Cola, que aparecem na 12ª e 13ª posição respectivamente.

O ranking geral do país inclui a Jacto, de Pompéia, como a melhor colocada na região, na 412ª posição, a terceira maior do país no setor de mecânica no levantamento. A Jacto foi a 405ª no ranking de 2019.

Acesse a relação completa das mil maiores divulgadas no site do Valor Econômico.