A jornalista mariliense Amanda Ferné Audi, 32, repórter do site The Intercept Brasil, conquistou nesta terça-feira o Comunique-Se de Jornalismo, uma das principais premiações da categoria no país.
Amanda disputava a final do prêmio com Patrícia Campos Mello (Folha de S. Paulo) e Malu Gaspar (Piauí) e faturou a divisão ‘Repórter – Mídia Escrita’.
Nascida em Marília, Amanda viveu na cidade até 2006, quando foi aprovada no vestibular da Universidade Federal do Paraná, mas visita a família com frequência.
Chegou ao Intercept – responsável pelas revelações da chamada série de notícias Vaza Jato, sobre vazamentos da mais famosa operação policial do país – no ano passado.
Primeiro publicou uma reportagem como freelance – veja aqui -. E veio convite para integrar a equipe.
“Eu já morava em Brasília e tinha acabado de assinar carteira de trabalho como editora do Congresso em Foco quando o Leandro Demori, editor-executivo do Intercept, me chamou pra conversar. Decidi ir pela possibilidade de fazer um jornalismo diferente do tradicional, com pegada investigativa”, disse a jornalista em entrevista ao Giro Marília
Amanda diz avaliar que a mídia está sobrevivendo a ataques contundentes de forças autoritárias, que são contra a imprensa livre. “É o momento de valorizarmos o jornalismo profissional, que é essencial para a democracia.”
A jornalista ainda não sabe como o prêmio vai influenciar sua carreira, mas diz estar muito feliz com a conquista. “Acho que as pessoas podem conhecer melhor o meu trabalho, o que já tinha começado com a Vaza Jato. Vamos ver :)”
Premiações não são exatamente novidade, embora seja a primeira de tamanha importância. Amanda conquistou ainda em frmação por quatro vezes o Prêmio Sangue Novo de Jornalismo Paranaense, conferido pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná, além de prêmios como profissional.
Amanda durante entrega do prêmio, realizada na casa Tom Brasil, em São Paulo
Antes do The Intercept, já colaborou para veículos como Folha de S.Paulo, O Globo, Gazeta do Povo, TV Globo, Poder360 e Congresso em Foco, entre outros.
O Prêmio Comunique-se deste ano teve como tema “Jornalistas, os Viajantes do Tempo” e prestou uma homenagem póstuma ao jornalista e apresentador Ricardo Boechat.
Amanda foi premiada ao lado de homenagens e reconhecimento a profissionais em diversas categorias, como Roberto Cabrini (repórter TV), Augusto Nunes (opinião) e Carla Bigatto representando Mônica Bergamo (notícia) ou Marcelo Tas (‘Cultura – Mídia Falada).
Você pode conferir a lista completa de premiados no site oficial – aqui -.