Pais de alunos matriculados na Escola estadual Maria Izabel Sampaio Vidal, no distrito de Padre Nóbrega em Marília, fazem nesta quinta-feira um encontro e ocupação do prédio para discutir fechamento da unidade e transferência de alunos. Os pais pedem a presença do prefeito Daniel Alonso, que pediu a devolução do prédio
A escola está sob ameaça de desocupação por um pedido da prefeitura para devolução do prédio depois que um processo de municipalização naufragou (saiba mais aqui).
Os pais de alunos haviam organizado um protesto para esta manhã, com pouca participação. Mas uma reunião previamente marcada para 13h levou grande número de pessoas para a unidade.
Alguns pais levaram filhos para o prédio e ocupam alguns espaços enquanto a reunião acontece em uma das salas. A polícia foi chamada para acompanhar a manifestação. Houve conversa com os pais, sem qualquer intervenção para encerrar a manifestação.
Os pais discutem no encontro manifestações como uma ocupação organizada pela comunidade e envolvimento de outras unidades para evitar a mudança. “Nada vem de graça gente, é conquista”, mostra um vídeo com um dos momentos do encontro (veja abaixo).
O fechamento da escola para devolução do prédio foi anunciado em mensagem da diretora para pais de alunos. O sistema de matrículas da rede estadual chegou a divulgar transferência de alunos estudantes mas a medida foi corrigida no final de semana.
SILÊNCIO OFICIAL
As famílias disseram no encontro que desde setembro tentam um encontro com o prefeito Daniel ALonso para discutir a crise mas não conseguem ser atendidos. Desde o dia 30 o Giro Marília espera uma manifestação do secretário municipal da Educação, Helter Bocchi, mas os pedidos oficiais de informações ficam sem respostas.
Pela manhã, quando houve a primeira manifestação, a Diretoria de Ensino divulgou nota para negar fechamento. Mas as informações sobre pedido do prédio foram repetidas no encontro da tarde.
“A Diretoria Regional de Ensino de Marília informa que não há alteração quanto a permanência dos alunos na escola estadual Maria Izabel Sampaio Vidal. A diretoria continua à disposição dos pais e responsáveis pelos alunos da unidade para esclarecer as dúvidas”, diz o comunicado oficial.
Assista abaixo a vídeo com manifestação dos pais na escola
[movie_id#730]