Marília

Paróquias de Marília celebram dia de São Brás com benção das gargantas

Paróquias de Marília celebram dia de São Brás com benção das gargantas

A Catedral Basílica de São Bento e outras paróquias de Marília promovem nesta sexta-feira uma missa especial para dia de São Brás com um momento único na fé católica: a benção das gargantas.

A celebração lembra o dia e a fama de Brás, bispo e médico na cidade de Sebaste, na Armênia, que atuou em cuidados físicos e espirituais do povo. Alguns dos tratamentos teriam provocado relatos de milagres. 

Segundo publicação do Vaticano, um deles aconteceu quando o bispo era preso em momento de conflitos e divisão do Império Romano: a cura da garganta de um menino.

“Encontrou uma mãe desesperada, com seu filhinho nos braços, que estava sendo sufocado por um espinho ou isca de peixe cravado em sua garganta. O bispo abençoou-o e a criança recobrou imediatamente a saúde”, diz o texto do Vaticano.

Brás foi martirizado e morto em 316, mas em 723 parte dos seus restos mortais foi transferida para Roma. O milagre passou a ser recordado e celebrado.

Nas missas, a ação é lembrada com bençãos dos fiéis com duas velas cruzadas diante da garganta. A tradição ganhou toques de simpatia e costumes populares, como erguer os braços e chamar São Brás quando alguém engasga.

A missa na Catedral, assim como em igrejas como a Nossa senhora de Fátima (Centro), Sagrada Família (zona norte) e Santa Rita (zona sul), acontecem às 19h30. A Matriz de Santo Antonio faz a celebração às 16h.