Marília

Projeto para regulamentar rodeios em Marília tramita com urgência

Projeto para regulamentar rodeios em Marília tramita com urgência

A Prefeitura de Marília cadastrou como regime de urgência a tramitação de um projeto de lei que regulamenta a realização de rodeios e outras provas com montarias de animais na cidade

O projeto altera uma lei de 2017 que já previa a realização dos eventos e que está em vigor apesar de alguns artigos terem sido julgados inconstitucionais.

A nova proposta vincula a legislação municipal à uma lei federal de 2019 que reconhece o rodeio e outros eventos, a exemplo da vaquejada, como patrimônio cultural no país.

A lei federal admite regulamentação extra. Ainda assim, a proposta do prefeito Daniel Alonso prevê a revogação de diversos artigos da legislação atual, mesmo que considerados constitucionais.

A proposta também regulamenta a possibilidade de a prefeitura assinar convênios e receber repasses do governo federal ou do Estado para os eventos.

É uma forma de incentivar a atração de emendas parlamentares que já têm sido usadas para ajudar financiamento dos rodeios e festas em outras cidades.

O regime de urgência dá ao projeto limite de prazo para tramitação no legislativo e passou a ser aplicado em todas as propostas da prefeitura após acirramento dos confrontos políticos entre a administração e a direção da Câmara, em especial o presidente Eduardo Nascimento.