Marília

Vídeo - Protesto retém fiscais e fecha estrada contra vistoria da Agricultura em Herculândia

Vídeo - Protesto retém fiscais e fecha estrada contra vistoria da Agricultura em Herculândia

“Liguem e peçam reforço, pelo amor de Deus.” A mensagem foi enviada por um grupo de fiscais do Ministério da Agricultura e da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado que ficou retido em uma propriedade rural de Herculândia (60km de Marília) na tarde desta quarta-feira, 6.

O grupo de fiscais cumpria o segundo dia de vistorias e controle dos produtos. identificou sinais de cancro cítrco, doença que é controlada pela eliminação das plantas. Alguns caminhões e veículos foram usados para bloquear a estrada vicinal por onde a equipe deveria passar. Não há informação sobre identificação dos donos de caminhões.

Em mensagens enviadas ao comando dos órgãos em São Paulo, os fiscais relataram ainda ameaças de bloqueio total de estradas e pediram apoio policial para garantir a saída das equipes. Os fiscais relatam ainda que grupo de manifestantes com rojões reforça o bloqueio e a situação de ameaças.

Pelo menos 12 servidores do Estado e União participam da atividade. O Ministério tem reforçado ações de fiscalização e há alguns dias já promoveu grande apreensão de amendoim na região de Marília.

A Polícia Ambiental, que faz o patrulhamento de estradas rurais, também foi chamada. O grupo pediu suporte para avisar a Polícia Federal em função da participação do Ministério.

A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar foram acionadas para prestar apoio ás equipes de fiscais

Um vídeo divulgado pelo grupo de fiscais mostra que pelo menos cinco caminhões e uma camionete foram usados para bloquear a estrada por onde as equipes deveriam deixar a propriedade.

Não há informações sobre o resultado das fiscalizações, eventuais apreensões de produtos ou multas contra produtores.

Herculândia tem aproximadamente dez mil moradores e a cidade é reconhecida pela produção de mudas e sementes, vendas à beira da rodovia SP-294 e em ações na região. Veja abaixo um vídeo produzido por fiscais no momento do bloqueio da estrada.