Arte & Lazer

6 cidades da América Latina para conhecer arte urbana

6 cidades da América Latina para conhecer arte urbana


source

A arte urbana de cada cidade pode ser, por vezes, mais difícil de se explorar, já que o estilo nem sempre é levado em conta nos roteiros culturais. Criado nos Estados Unidos em 1970, a estética de urban art ganhou popularidade e até mesmo fãs ao longo dos anos, tornando-se até mesmo um diferencial para destinos desejados.

Na América Latina, existem diversas cidades que podem ser consideradas verdadeiros museus a céu aberto, seja por instalações, grafites e até colagens localizadas em pontes, paredes, viadutos e fachadas. Pensando nisso, a empresa de venda de excursões Civitatis separou seis cidades na América Latina para quem é fã de arte urbana.


1- São Paulo, Brasil


A cidade de São Paulo é considerada a maior metrópole da América Latina. Além de ser considerado um polo econômico, a cidade é forte quando se trata do circuito artístico — e isso inclui arte urbana. Um dos principais pontos em que isso se manifesta é no Beco do Batman, localizado na Vila Madalena, que é repleto de grafites coloridos e de todos os tipos. É um dos lugares mais instagramáveis da cidade.

O viaduto do Minhocão tem se fortalecido cada vez mais com instalações artísticas a céu aberto, desde colagens de lambes até mensagens em pichações nas colunas. Além disso, tornou-se comum os grafites e mensagens nas laterais dos prédios, adicionando poesia e uma ótica artística ao local. O Museu de Arte Urbana (MAAU) também é uma opção de passeio, já que o local reserva mais de 70 murais e é aberto para todas as pessoas.

2- Rio de Janeiro, Brasil


O Rio de Janeiro também é um nome proeminente no Brasil quando o assunto é arte urbana. O principal ponto é a Escadaria Selarón, no bairro de Santa Teresa. O local foi criado pelo pintor e ceramista chileno Jorge Selarón, e mescla azulejos de diversas cores para criar um efeito solar e descolado.

Também é no Rio de Janeiro onde está um mural gigante gravado pelo artista Eduardo Kobra, conhecido no mundo inteiro por sua estética colorida. Localizada no Boulevard Olímpico, o mural presta tributo aos povos indígenas e possui mais de 3 mil metros quadrados.

Você viu?

3- Cidade do México, México


As ruas da Cidade do México são repletas de cores e traços que são típicos da estética local. Até mesmo as estações de metrô se tornam verdadeiras obras de arte, caso da estação de Insurgentes, que conta com um mural enorme realizado em 1990.

As cores e a diversidade de formas são muito presentes em fachadas e muros da cidade. Os principais pontos da capital mexicana para ver os murais de arte urbana são o bairro da Colônia Roma e o prédio do Centro Cultural Polyforum Siqueiros, que tem fachada feita por David Alfaro Siqueiros.

4- Callao, Peru


Considerado epicentro da arte urbana na América Latina, a cidade é recheada de grafites e possui diversas iniciativas artísticas para os artistas desta estética. A zona monumental da cidade conta com mais de 60 murais, além de galerias de arte e o porto de Callao, um lugar emblemático da cidade.

Um dos maiores subúrbios de Lima, a Villa El Salvador também é uma opção para o turista apaixonado por arte urbana. Lá, é possível ver muitas estéticas e estilos de arte urbana, presentes tanto em muros ou em fachadas de casas. Neste lugar, a maioria da população é amazônica, negra, quechua e aimara. É possível chegar até a Villa El Salvador de carro.

5- Valparaíso, Chile


Patrimônio cultural da humanidade, o local possui fachadas coloridas e muitas obras de street art. Um dos principais pontos da cidade é o Cerro Barón, onde os murais decoram as fachadas das residências. É possível acessar o local pelo elevador Polanco.

O Cerro Bellavista também descortina para uma visão única do porto e do Oceano Pacífico. É possível chegar até lá usando o transporte público de Valparaíso.

6- Bogotá, Colômbia


A capital colombiana é uma das principais cidades a abrigar arte urbana na América Latina. A presença desse tipo de arte é tanta que a cidade é chamada por especialistas como “Meca do Grafite”, já que Bogotá possui murais coloridos e gigantescos.

A região do distrito de La Candelaria é um dos pontos turísticos ideais para os turistas. É lá onde estão localizados os principais exemplares dos murais. Alguns deles chegam a remontar à década de 1980. O local possui muita memória da história local, já que as obras são repletas de mensagens políticas e sociais, abordando desigualdades e injustiças sociais.

Fonte: IG Turismo