Uma das cidades turísticas mais visitadas do Uruguai , o luxuoso balneário Punta del Este é um ponto de encontro para muitas viagens de carro, especialmente de visitantes da Argentina e do Brasil, que fazem fronteira com o país vizinho.
A cidade é repleta de praias, calçadões à beira-mar, sem contar os pontos turísticos que podem ser visitados fora de Punta Del Este, como a Casa Pueblo , em Punta Ballena , e as praias de José Ignácio , a cerca de de 30 km da cidade.
Famosos como Lívia Andrade, o casal Tici Pinheiro e César Tralli, e a influenciadora internacional Paris Hilton já se renderam aos encantos de Punta Del Este e visitaram a cidade de veraneio.
O que fazer em Punta del Este?
O Monumento ao Afogado , conhecido também como La Mano ou Los Dedos , é um dos cartões postais mais conhecidos da cidade, assim como do país. A estrutura, que está situada na Praia Brava, é feita de plástico, ferro e aço, e foi criada em 1982 pelo artista plástico chileno Mario Irarrázabal.
O Porto de Nuestra Señora de la Candelaria fica localizado no centro da cidade, na Praia Mansa, e por lá o visitante pode conhecer restaurantes, em sua maioria, especializados em frutos do mar, além de bares e diversos locais de comércio ao redor do porto.
Também é possível admirar embarcações privativas e luxuosas, além de lobos marinhos que de vez em quando aparecem pelo porto.
Saindo desta região é possível visitar também o Farol de Punta del Este , que fica em frente à Igreja Nuestra Señora de la Candelaria . O farol foi construído em 1860 e, além de proporcionar uma vista linda, é um ponto turístico perfeito para tirar fotos de lembrança da viagem.
Para quem busca uma atividade mais cultural, em Punta Del Este há diversos museus, sendo os principais o Museo Ralli , com obras de diversos artisdas da América Latina como Salvador Dalí; o Museo Paseo de Neruda , que fica na casa onde o poeta chileno Pablo Neruda morou com sua esposa em determinado tempo; e o Museo del Mar , localizado na região de La Barra, a 15 minutos de carro de Punta del Este.
Outra atividade que pode ser feita em uma cidade próxima a Punta é visitar a Casapueblo , em Punta Ballena . A casa de verão pertencia ao artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró. Hoje em dia ela abriga um museu, uma galeria de arte, uma loja, um restaurante e um hotel, além de proporcionar uma vista para o mar de tirar o fôlego em seu terraço.
As praias são outro atrativo da cidade , sendo as principais a Playa Mansa e a Playa Brava , que contornam Punta del Este. A primeira é de água doce, uma vez que é banhada pelo Rio da Prata e, como o nome indica, suas águas são mais calmas, perfeitas para relaxar e ver o pôr-do-sol.
Já a Playa Brava é o oposto da Mansa: sua água é salgada, banhada pelo Oceano Atlântico, e seu mar é um pouco mais agitado com mais ondas.
La Barra é outra região próxima a Punta que também oferece uma variedade de praias, como a Bikini , onde ocorrem diversas atividades ao ar live, como festas com DJs; e Montoya , que sedia campeonatos de esportes , como o surfe.
Quando ir a Punta del Este?
Pelas praias serem um dos principais pontos turísticos de Punta del Este, o verão é a estação predileta dos turistas e, por consequência, é a época do ano que mais há pessoas visitando a região e, em contrapartida, os preços de hospedagem e serviços costumam ficar elevados.
Na estação contrária, o inverno, muitos restaurantes e hotéis ficam fechados e as ruas mais vazias. Neste sentido, Punta del Este é considerada uma cidade de veraneio. No verão as temperaturas médias ficam em torno de 20°C e, no inverno, 11°C.
Janeiro é o mês mais movimentado devido ao pico do verão. Quem busca curtir a estação, mas deseja encontrar um pouco mais de sossego, os meses de dezembro, fevereiro e março são boas alternativas.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.
Fonte: IG Turismo