Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você ouve Alasca? Neve, frio e pouca população é o que aparece no imaginário de muitas pessoas, mas o povoado no noroeste do Canadá tem muita vida selvagem e algumas cidades pequenas.
Leia também: Roteiro inóspito – como aproveitar um cruzeiro pela Antártida
Por ser um local distante e cheio de atrações “fora do comum”, o Alasca tem atraído cada vez mais turistas, e pensando nesse nicho, operadoras de cruzeiro começaram a oferecer esse roteiro para os hóspedes que gostam de expedições. Mas como planejar e o que levar para um cruzeiro pelo Alasca?
Primeiro é importante lembrar que a temporada de cruzeiros pelo Alasca acontece durante o verão (de maio a setembro), quando as temperaturas estão mais amenas – entre 5ºC a 10ºC. É um roteiro para quem aguenta o frio, por isso, tome cuidado ao levar crianças e idosos nas viagens.
Na hora de montar a mala, as roupas mais adequadas para levar são as de frio. “Leve roupas para um inverno moderado e planeje abusar das camadas para evitar ocupar todo o espaço na sua mala com um super casaco. Esse itinerário geralmente envolve muitas excursões de aventura, então aposte em sapatos confortáveis e resistentes para os passeios, além de acessórios como cachecol, luvas, touca e sua câmera, é claro”, comenta o diretor regional da Crystal, João S. Filho.
E, consequentemente pela baixa temperatura , é importante ter cuidado com a saúde. “Tenha certeza de que todas as vacinas estão em dia e faça um check-up antes das viagens mais longas, além de não esquecer de levar consigo todos os remédios de uso contínuo, já que o acesso pode não ser tão simples. Também nunca deixe de contratar um seguro de viagem”, completa João.
Você sabe qual a diferença entre cruzeiro de expedição e cruzeiros tradicionais?
Os cruzeiros que fazem o roteiro para o Alasca, geralmente, são chamados de cruzeiros de expedição , mas também existem os roteiros tradicionais. E há algumas diferenças entre eles.
O CEO da R11, Ricardo Amaral, explica: “Os cruzeiros tradicionais têm excursões opcionais, com custo à parte e saídas regulares para turismo em família, amigos ou em casal. São desenhados para criar experiências inesquecíveis de turismo nos pontos mais icônicos e desejados do destino. Já os cruzeiros de expedição envolvem as regiões mais remotas do Alasca em seus roteiros, algumas praticamente impossíveis de visitar por conta própria”. A R11 é a distribuidora exclusiva dos cruzeiros Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Silversea no Brasil.
Para você ter uma viagem compatível com seu gosto, confira abaixo as opções de viagem de cruzeiro tradicional e de expedição da Royal Caribbean, Celebrity Cruises, Silversea e Crystal.
Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Silversea
Pela Royal Caribbean , os cruzeiros pelo Alasca incluem o Monte Denali, a Geleira Hubbard, o Fiorde Tracy Arm e o Glacier Sawyer. A “Passagem Interior”, como é conhecida a rota pelo litoral continental do sul do Alasca, é um dos pontos mais esperados, com fiordes, geleiras, florestas e uma rica vida animal (ursos, baleias jubarte, focas, águias e lontras).
Os navios ‘Ovation of The Seas’ e ‘Radiance of The Seas’, tem roteiros de 6 a 9 noites e sistema all-inclusive. Os valores começam a partir de R$1.840,00 para o roteiro de 7 noites a bordo do Radiance of The Seas. (valores por pessoa em cabine dupla interna com saída em 15 de maio de 2020 e taxas a incluir).
Viajando pela Celebrity Cruises o turista poderá fazer passeios pelas Cataratas Brooks no Parque Nacional de Katmai (famosa pelos ursos pardos) e conhecer as geleiras e fiordes da Enseada do Príncipe Guilherme.
Os navios Celebrity Millennium, Celebrity Solstice e Celebrity Eclipse têm conceito de luxo moderno all-inclusive, com roteiros de 5 a 8 noites. Os valores começam a partir de R$ 3.037,00 para roteiro de 6 noites a bordo do Celebrity Millennium. (valores por pessoa em cabine dupla interna com saída em 3 de setembro de 2021 e taxas a incluir)
Na Silversea , um cruzeiro all-inclusive de expedição de 7 dias pelo Alasca, conta com até 26 opções de passeios. Entre eles o Monumento Nacional Misty Fjords, a pesca esportiva em Ketchican, uma visita à vila da etnia Saxman (nativos do Alasca) e andar de caiaque nas Ilhas Tatoosh.
Com o navio Silver Muse em sistema all-inclusive e serviço de mordomo em cada suíte, os valores começam a partir de 4.400 dólares. (valores por pessoa em dólares para cabine dupla na Panorama Suite e saída em 4 de junho de 2020).
Crystal
As atividades no cruzeiro de expedição da Crystal contam com biólogos marinhos, fotógrafos profissionais ou especialistas em vida selvagem para compartilhar os conhecimentos com os hóspedes. “Com esses especialistas a bordo, isso não significa apenas que você apreciará mais seu destino, mas se algo incomum ou digno de que seja explorado ocorrer, você certamente o verá por um outro prisma”, reforça João.
O Crystal Endeavor, iate de expedição da Crystal, oferece uma mescla de expedição e luxo. O turista terá opções de restaurantes aclamados em outros navios Crystal, além de muita aventura.
Leia também: Quais são as melhores companhias de cruzeiro para viajar em 2020?
A próxima saída do Crystal será para o roteiro ‘Alasca & The Inside Passage’, com ida e volta de Vancouver – no Canadá – entre os dias 12 de julho de 2021 e 23 de julho. A duração de 11 noites a bordo do Crystal Endeavor custa 10.299 dólares por pessoa. O navio tem cassino, Spa e um fitness center de última geração.