A BMW tem uma clara abordagem de fabricação de carros híbridos plug-in e puros elétricos com uma arquitetura flexível nas linhas de produção. Especificamente na lista dos elétricos estarão em breve nas ruas a nova geração dos SUV iX3, cupê i4, crossover iNext e esportivo M5, este com 1.006 cavalos de potência.
LEIA MAIS: Ford prepara novo SUV elétrico com plataforma da VW
O ousado plano da montadora é ter 1 milhão de veículos elétricos vendidos até o final de 2023. A BMW foi uma das primeiras montadoras que se comprometeu com a fabricação de carros elétricos e terá um grande arsenal de modelos EVs como parte de sua estratégia.
No segundo semestre, vai chegar o SUV iX3 — a terceira geração do modelo X3 (atualmente vendido no mercado brasileiro). O novo SUV terá mais de 440 km de autonomia, bateria com capacidade de 74 kWh, potência de 286 cv e torque de 40 kgfm. A tração é traseira.
LEIA MAIS: VW já produz elétrico I.D3, mas pandemia atrasa chegada às lojas
A produção do iX3 será feita inicialmente pela BMW e sua parceira chinesa Brilliance na cidade de Shenyang, naquele país asiático. O modelo vai concorrer globalmente com o Audi e-Tron, Mercedes-Benz EQC, Tesla Model X e o Jaguar I-Pace.
A montadora alemã também teve revelado fotos do seu novo cupê Série 4 com sua marcante grade estendida. A versão elétrico i4 está programado para ser lançada em 2021. O veículo terá alcance estimado em 435 quilômetro com uma carga. A montadora afirma que o i4 deve ter cerca de 530 cavalos de potência e atingirá a velocidade de 0 a 100 em apenas quatro segundos.
No design, além da enorme grade, sobressai também o teto feito quase todo de vidro. O interior tem um amplo painel com uma tela em curva. Não há botões na tela, pois é inteiramente sensível ao toque. O modelo será uma evolução do seu antecessor i8 e a proposta da BMW é que o i4 seja um carro elétrico para uso no dia-a-dia.
Outro produto da BMW no segmento de elétricos é o crossover iNext. A montadora já divulgou fotos de um protótipo durante testes realizados no deserto de Kalahari, no sul da África. Para a BMW, “o iNext é uma forte prova de como o o grupo alemão visualiza a futura experiência de mobilidade num veículo”. Entre outros itens inovadores, o modelo se diferencia pelo volante em formato poligonal e conta com conectividade 5G desenvolvida em parceria com a Samsung.
LEIA MAIS: Volvo anuncia novo XC40 Recharge elétrico contra a crise do setor
A montadora ainda não confirmou os detalhes do trem de força do modelo. Mas as primeiras informações ressaltam que terá um alcance de mais de 600 km. As vendas começam em 2021 e o preço cerca de US$ 35.000 será bem competitivo no seu segmento.
BMW M
A revista inglesa Car relatou que a BMW M, subsidiária de veículos de alta performance da montadora alemã, apresentará uma versão EV pura de seu modelo de desempenho M5 com 1.006 cavalos de potência. O M5 totalmente elétrico usará um pacote de 135 kWh com bateria de 400 volts. Será a próxima geração da Série M e a versão EV é esperada até meados de 2023.
Bem, é difícil saber quais desses modelos chegarão ao mercado brasileiro. Uma coisa é certa: os carros EVs da BMW mostram ser precursores da visão de longo prazo da marca acreditando nos carros eletrificados.