A Peugeot vai apostar em versões com maior apelo no mercado do hatch compacto 208, feito na Argentina, na tentativa de brigar por um lugar de destaque do segmento do qual fazem parte Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Fiat Argo e companhia. A principal investida será o modelo com motor 1.0 Fire Fly, que será lançado no fim do mês.
Enquanto a novidade não estreia nas lojas, avaliamos com mais detalhes a versão básica Like 1.6 ( a partir de R$ 85.990), que apesar de ter calotas plásticas , câmbio manual de 5 marchas, bancos de tecido e lâmpadas convencionais no lugar das de LED, mostra que os então chamados “carros populares” não existem mais. Não apenas por causa do preço, que passa dos R$ 85 mil. Mas pelo nível de equipamentos , desempenho, estilo, entre outros quesitos.
Ainda não será dessa vez que o Peugeot 208 vai assustar a concorrência. A versão básica Like 1.6 tem suas qualidades, mas ainda fica devendo na relação entre custo e benefício na comparação com alguns rivais, principamente os que vêm com motores 1.0 turbinados mais eficientes, maior autonomia e espaço no porta-malas, entre outras vantagens. Porém, o carro deixou claro que tem potencial para brilhar com motor 1.0 e preço competitivo.
Assim como a versão Like 1.6 avaliada, a nova que virá com o 1.0 do Fiat Argo terá uma série de detalhes que agradam no 208, como cluster em posição elevada, volante com o topo e a base achatados, além do conforto ao rodar, baixo nível de ruído e estilo que sai do lugar comum.
Dirigir o Peugeot no dia a dia também deixou claro o quanto os hatches compactos evoluíram e passaram a ter um rodar tão (ou até mais) confortável que dos médios de pouco tempo atrás.
Com relações de marchas bem escalonadas, o 208 Like 1.6 com câmbio manual é um alívio para quem gosta de se sentir no comando total do carro. Pode acelerar que não há vibrações e sempre silêncio a bordo . Os engates são fáceis, mas poderiam ser mais precisos nas reduções rápidas e curso menor da alavanca para atingir a perfeição.
Conforme o motor vai ganhando rotação, o ponteiro do contagiros no quadro de instrumentos se move ao contrário do sentido do velocímetro, outro detalhe do Peugeot para quem gosta de ideias que fogem do convencional. A visibilidade proporcionada pelos retrovisores é boa e as assistências tanto de direção, quanto de freios e embreagem funcionam bem, contribuindo com o prazer ao dirigir.
A tocada do Peugeot 208 Like 1.6 é animadora até certo ponto, ajudada pelos pneus 195/60R 15, um pouco mais largos que o dos principais rivais. O motor Flex Start é o primeiro que dispensou o famoso tanquinho da partida a frio, há uma década, e conta com variador de fase na admissão, o que ajuda a ganhar fôlego em baixa rotação, facilitando as retomadas e ultrapassagens. De acordo com dados da fabricante, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 10,8 s, o mesmo que um Argo 1.3 manual consegue fazer.
O 208 Like avaliado estava com central multimídia compatível com Android Auto e Apple Car Play, mas com espelhamento com fio. E toda vez que for preciso controlar o ar-condicionado deve-se acessar a tela sensível ao toque e ter a paciência de voltar para o menu principal. Pelo menos os ajustes são detalhados fica fácil de conseguir o nível ideal da climatização.
Por dentro, ainda se destacam os bancos confortáveis do 208 , o acabamento do painel que imita fibra de carbono e o desenho que segue o arrojo das linhas externas. Entretanto, embora o espaço interno seja razoável para cinco ocupantes, o porta-malas é o menor entre os hatches compactos, com 265 litros (300 litros de Argo e Polo e 275 do Onix).
E quando o assunto é economia de combustível, ainda mais em tempos de preços nas alturas, o Peugeot 208 Like 1. 6 também fica na lanterna. Segundo o Inmetro, com gasolina, faz 11,5 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada, ante 13,5 km/l e 16 km/, respectivamente, do Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo, o campeão de economia. Com tanque de 47 litros, também acaba tendo a menor autonomia (432 km em trechos rodoviários, como gasolina) na comparação com os principais concorrentes.
Conclusão
O Peugeot 208 Like 1.6 tem detalhes peculiares e um rodar confortável e silencioso entre os principais atrativos. Estiloso e com itens que fogem do convencional, o carro mostra que a nova versão 1.0 que está prestes a chegar tem potencial para se dar bem no mercado, com melhor relação entre custo e benefício. No caso da 1.6 avaliada, mesmo com suas qualidades, fica atrás dos principais rivais em vários quesitos.
Ficha Técnica
Peugeot 208 1.6 Like
Preço: a partir de R$ 84.990
Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
Potência: 115 cv (G) / 118 (E) a 5.750 rpm
Torque: 15,4 kgfm a 2.000 rpm (E) / 15,5 kgfm a 4.000 rpm (G)
Transmissão: Manual, cinco matchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)
Pneus: 195/60 R15
Dimensões: 4,06 m (comprimento) / 1,74 m (largura) / 1,45 m (altura), 2,54 m (entre-eixos)
Tanque: 47 litros
Porta-malas: 265 litros
Consumo etanol: 7,9 km/l (cidade) / 9,2 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 11,5 km/l (cidade) / 13,1 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 12 s
Máxima: 190 km/h