A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) anunciou mudanças no Programa do Vestibular para 2026, com aprovação pelo Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo.
As provas terão questões que conectam conhecimentos de diferentes áreas, ou seja, terão ainda mais interdisciplinaridade.
Além disso, haverá exigência mais direta de matérias de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física. Em relação à redação, a FUVEST poderá cobrar outros gêneros textuais além do texto dissertativo-argumentativo exigido atualmente.
Segundo o diretor executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, o formato segue o mesmo: na primeira fase, 90 questões de múltipla escolha.
Na segunda fase, segue primeiro dia com 10 questões dissertativas de Língua Portuguesa além da redação. No segundo dia 12 questões dissertativas divididas por disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida no segundo dia.
Monaco também faz um alerta importante: mesmo com as mudanças, a FUVEST não deixará de cobrar conteúdo dos candidatos.
“Não é conteúdo pelo conteúdo, é o conteúdo dentro de um contexto compreensível para o estudante e que tenha relação com uma aplicação na realidade.”
Conheça o Programa do Vestibular 2026 aqui.