Uma ação de prevenção contra casos de raiva animal terá mapeamento com captura e controle de morcegos hematófagos em Marília e região na próxima semana.
O trabalho coloca em campos uma equipe de monitoramento em medidas de prevenção contra casos de raiva animal.
Prevê a captura de morcegos e a utilização de pasta vampiricida de forma individual. É uma pasta aplicada ao lado de feridas de animais.
Quando retornam para novas mordeduras os morcegos consomem a pasta e morrem. É uma medida especial de controle de população e riscos de infecção.
Segundo a Defesa Agropecuária, no momento não há surto de raia na região e o objetivo é prevenir ocorrência da doença.
“Trata-se de ação de rotina do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros a vistoria e o controle dos abrigos de morcegos hematófagos”, diz um comunicado oficial.
A Defesa Agropecuária informa ainda que tem mapeado os abrigos de morcegos do Estado e realiza vistorias periódicas. Mas além disso é importante que os criadores façam a vacinação dos rebanhos.
Um levantamento parcial de casos em 2024 mostrou dois na região de Marília, mas nenhum na cidade. E 2023 a regional teve oito casos.
O órgão pede a proprietários rurais que notifiquem casos de agressões com mordeduras em rebanhos. Podem também indicar eventuais abrigos para os morcegos.
O contato com a Defesa Agropecuária Regional está disponível pelo email [email protected] e ainda pelo telefone 3413-5173.