São Paulo e Vera Cruz - Dois homens caminham pela rua, pulam um muro e quando os invasores reaparecem, pouco depois, fogem com roupas de vítima após furto a uma casa em Vera Cruz, a 15km de Marilia.
Os moradores encontraram móveis, objetos pessoais e documentos revirados. A baderna na casa só não é maior que a indignação. O furto, à luz do dia, ficou gravado por imagens de sistemas de segurança.
“Esse vagabundos entraram na minha hoje e reviraram tudo. E ainda saíram com minhas roupas”, reagiu um morador em postagem nas redes sociais.
A mensagem provocou série de reações e compartilhamentos. Além de críticas pela impunidade em crime que está longe de ser caso isolado.
“Certeza da impunidade está explícita na tranquilidade em que eles entram e saem da residência”, disse uma moradora. Ela pede denúncias de qual quer pessoa que reconheça os invasores.
Há um agravante. Muitas vezes o invasor é mesmo reconhecido. Em muitos casos vai parar na delegacia. Os crimes com baixa gravidade logo provocam relaxamento e as vítimas cruzam com os acusados nas ruas outra vez.
“Entraram em minha casa há um ano e meio. A pessoa demorou três minutos para entrar e sair. Estava toda descaracterizada mas dá para saber quem foi. Depois de um ano foi arquivado o inquérito”, disse um morador em reação à postagens.
Na cidade com pouco mais de dez mil habitantes, vizinhos, amigos, pessoas que estudaram junto logo identificam suspeitos. Foi assim em recente casos de vandalismo. Nos furtos é pior pela invasão, perdas, bagunça e sensação de insegurança.