Polícia

Presídios da região ganham portas automáticas em celas

Presídios da região ganham portas automáticas em celas

O Governo de São Paulo concluiu a automatização de abertura e fechamento de portas de celas em cem presídios em regime fechado (incluindo penitenciárias e centros de detenção provisória) em todo o Estado. Na região de Marília, são três unidades – não divulgadas pela secretaria. O objetivo é instalar esse novo sistema em todas as unidades em regime fechado, que atualmente somam 127.

A automatização das celas tem sido realizada por servidores da Secretaria de Estadual da Administração Penitenciária. Trata-se de um sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária.

Desenvolvido 100% por técnicos da Secretaria da Administração Penitenciária, a automação prioriza a tecnologia através de um sistema motorizado, controlado através de painel eletrônico que permite abertura e fechamento automaticamente.

Caso haja queda de energia os trabalhos continuam, uma vez que a parte elétrica está ligada a um gerador. Com isso, aumenta-se a segurança. Recentemente, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) foi consultada sobre a possibilidade de fornecer essa tecnologia para presídios federais.

O custo atual da automação é de R$ 2.470 por porta de cela automatizada e o primeiro local a receber a automação foi a penitenciária de Dracena, em junho de 2013.