Ourinhos e São Paulo - Em duas operações com menos de 24h de intervalo, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) resgata um macaco-prego e quatro pássaros silvestres na rodovia BR-153.
O primeiro flagrante ocorreu na quinta-feira no km 345 com a abordagem a uma Nissan Frontier.
O veículo estava ocupado por uma família que levava um animal de estimação em uma caixa de transporte.
Uma mulher de 19 anos, disse inicialmente que era um cachorro, mas os policiais fizeram a vistoria e descobriram um macaco-prego.
Fica pior. A mulher se identificou como dona do animal e apresentou documentos de registro, mas os policiais constataram indícios de falsidade. A PRF fez a prisão por uso de documento falso e de transporte irregular de animal silvestre.
A segunda ocorrência aconteceu na manhã da sexta-feira. Os policiais deram ordem de parada ao motorista de um Chevrolet Cruze às 9h20.
No interior do veículo os policiais encontram pássaros da espécie trinca-ferro e tico-tico dentro de caixas de leite longa vida, além de sabiás em gaiolas no porta-malas.
O condutor, que viajava sozinho, disse que obteve os pássaros em Cambará. Ele vai responder a inquérito por transporte irregular de animal silvestre e maus-tratos.
Nos dois casos a PRF acionou a Polícia Militar Ambiental para suporte e encaminhou os animais a uma associação de abrigo em Assis.