O SIG (Setor de Investigação Gerais) apreendeu fios de cobres em ferro-velho no Jardim Califórnia e prendeu um homem por suspeita de receptação de furto.
O ferro velho funciona em bairro de perfil popular na zona Oeste de Marília. Um comerciante de 69 anos foi preso na ação e responde por receptação.
A compra de fios furtados incentivam um crime que se tornou comum e deixa prejuízos, danos e transtornos a particulares e serviços públicos.
Segundo o delegado Flávio Therezo Rodrigues, os policiais civis realizaram ação de rotina para coibir os crimes de furto e receptação. Encontrou mais 19 quilos de fios de cobre sem procedência.
Um representante da empresa de telefonia Vivo esteve no local e reconheceu parte do material como produto da empresa.
Apenas em novembro a Vivo foi vítima de sete casos de furtos com danos a serviços, usuários e prejuízos.
O proprietário do ferro-velho vai responder a uma investigação por receptação e ficou à disposição da Justiça para audiência de custódia. Pode pegar uma pena de até quatro anos de prisão.
O furto de fios e material de metal para revenda já atingiu hospitais, centros esportivos, avenidas e outros prédios públicos. Faz vítimas de rotina, como empresas de telefonia e de transmissão de TV.
Mas atende comércio e residências também. Há casos de moradores em bairros de periferia que sofreram furtos com crianças ou idosos dentro das casas.