Portaria nesta sexta-feira autoriza realização de concurso para contratações na PF (Polícia Federal) com mil novas vagas na área policial. A medida está no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14).
O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público será de até seis meses, ou seja, até agosto.
A corporação avisa ainda que tem autorização de concurso para a carreira administrativa. No fim de janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou 2.000 contratações.
Os procedimentos deem elevar o número de integrantes da corporação de 13 mil para 15 mil policiais.
Na ocasião, Lewandowski previu que a entrada efetiva dos aprovados no concurso público deve ocorrer até o fim deste ano ou em 2026. As vagas autorizadas para cinco cargos da Polícia Federal são:
· 120 para o cargo de delegado;
· 69 para perito criminal federal;
· 630 vagas para agente
· 160 para escrivão;
· 21 para papiloscopista.
Inscrições