Veículos

24 horas de energia para nossos carros

24 horas de energia para nossos carros


Fala, galera. Beleza? No texto da semana passada trouxe uma pequena reflexão sobre a amplitude da mobilidade elétrica com foco nos levíssimos. Para quem não leu, diria que levíssimo é aquele meio de transporte que você pode carregar geralmente na sala da sua casa.

Mas voltando para o transporte que não cabe dentro do apartamento, nossos queridos carros que tanto nos dão orgulho e emoções. Quero trazer um olhar para a rotina daqueles que não possuem o mundo ideal ao seu alcance.

Entendam como o mundo ideal ter um carro elétrico , uma garagem com carregador e um sistema fotovoltaico. Nada melhor do que produzir sua própria energia e carregar o veículo no conforto de casa enquanto dorme.

Diria que essa condição era a realidade da maioria das pessoas que aderiram à mobilidade elétrica. Todavia, a ampliação do tema significa atingir outros públicos que, em teoria, não estão inseridos nesse mundo ideal.

Vivo há três anos sem carregador no meu condomínio e, apesar disso, sempre consegui me virar com os carregadores instalados em mercados, shoppings, postos de abastecimentos e estacionamentos.

Apesar do crescimento de opções de locais, o aumento de usuários é ainda maior. Não são poucas as vezes que preciso caçar um carregador por conta da quantidade desproporcional de carregadores/usuários. Falta carregador para atender a demanda atual.

Um colega da ABRAVEi criou a seguinte premissa: carregar um veículo elétrico demora 5 segundos, é o tempo de colocar para iniciar o carregamento e dormir. “Quando você acordar, o carro estará carregado”.

Isso é verdade, desde que você tenha condições de deixar carregando em um local enquanto dorme. Mas se houver a dependência de comércios para carregar seu veículo, lógico que seu horário para carregamento estará resumido ao horário comercial do local.

Além de te impor a uma rotina com menos flexibilidade, sua janela de carregamento será ainda menor. Sem contar que acaba reduzindo também a quantidade de carros que cada ponto conseguirá atender em um dia.

Vejam, se um estacionamento que trabalhe das 6h  às 22h, haverá apenas 16h de funcionamento. Imagine uma operação perfeita onde um carro chega logo após o anterior sair. Se considerarmos uma média de 3h de uso por carro, isso significa que o carregador atenderá menos de seis carros por dia. Inclusive já há estacionamentos que estão limitando o tempo de recarga de cada veículo.

Se você acha que seis carros elétricos ao longo do dia é muito, que dificilmente haverá tantos carros para carregar, saiba que já há shoppings centers que possuem mais de seis pontos instalados e, em muitos momentos, apresenta ocupação total de suas estações.

Agora vamos trazer para a conta o motorista de aplicativo que roda diariamente por volta de 300 km. Ele não fará uma recarga de apenas 3h, provavelmente precisará carregar até 8h diariamente. Mesmo que haja um rodízio muito bem-organizado, esse mesmo estacionamento não conseguiria atender 100% do carregamento de três veículos.

O ponto é que muitos não conseguem garantir o carregamento durante seu momento de descanso porque são poucos os locais com atendimento 24h que permite carregar o veículo. Se já são poucos os locais, menor ainda é o número de locais que trazem segurança para você deixar o carro.

Não me lembro de outros locais que funcionem 24h por dia que não sejam postos de abastecimento. Agora, convenhamos, você conseguiria deixar seu carro de madrugada e ir para casa tranquilamente? Nem seria o ideal deixar o carro sozinho em um local de alta rotatividade, sem a estrutura para guarda do veículo.

Infelizmente, não foram poucas as vezes que fui buscar meu carro em algum posto perto de casa e havia outro motorista de app aguardando a vez. Mas uma vez em especial me doeu o coração e acabou inspirando o texto de hoje.

Fui buscar o meu carro de patinete por volta das 22h e havia outro motorista que estava aguardando há 2h a vez dele para carregar. Não havia outros locais na região para carregar naquele horário. O pior é que ele estava muito longe de casa e com pouca autonomia.

Outro detalhe: para um motorista de app, cada km rodado precisa ser produtivo. ele não poderia voltar para casa sem garantir uma corrida na maior parte do trajeto. Logo, ele precisaria de autonomia para fazer as corridas voltando para casa também.

Sempre critiquei o fato de ver pessoas dormindo dentro do carro no bolsão do aeroporto de Guarulhos enquanto esperam uma corrida. Agora vejo a cena se repetindo enquanto aguardam a vez para carregar ou mesmo a conclusão do carregamento. Eu mesmo já fiz isso algumas vezes para garantir que teria autonomia para trabalhar no dia seguinte.

Por isso que ainda é muito comum ver filas de dois ou três carros para usar o carregador Shell Recharge, além de garantir a autonomia necessária em menos de 1h, é um local seguro que funciona 24h por dia. Mas ainda não permite a pessoa deixar o carro e ir para casa.

Então isso significa que o carro elétrico não serve para trabalhar em aplicativos de transporte? Não é isso que estou dizendo, muito pelo contrário. Quanto mais você roda com o carro, mais se justifica usar um veículo elétrico.

O ponto que quero chegar é que o modelo de atendimento para esses profissionais ainda precisa ser desenvolvido. Se formos pensar no entregador é mais simples resolver com carregadores nos Centros de Distribuição. Mas o motorista que trabalha com passageiros não possui esse ambiente.

Podemos construir locais com diversos carregadores para atender vários carros ao mesmo tempo. Sim, podemos e devemos. Mas ainda exigirá estar no local enquanto o carro carrega. Sempre falei que o carro elétrico permite que você faça outras coisas enquanto carrega, desde que o local seja seguro o suficiente para você ficar em paz em deixar seu carro no horário que quiser.

Detalhe: não basta você poder guardar o carro a noite inteira se não puder retirar o carro no meio da madrugada em caso de alguma eventualidade. Não foram poucas as vezes que sai para trabalhar às 4 da madrugada e cheguei depois da 1h da manhã.

Sim, eu sei, preciso dormir mais. Minha esposa fala isso todas as vezes que eu assumo muitos compromissos no mesmo dia.

Ah, mas vai me dizer que não tem como puxar uma tomada na garagem? Bem, eu não consegui até hoje. Sem contar que muitos motoristas de app nem garagem têm em casa, quanto mais uma tomada.

Então, meu caro leitor, lanço um desafio para quem deseja contribuir: como atender um dos perfis de usuário de veículos elétricos que mais crescem? Eu tenho as minhas ideias, mas prefiro que cada um reflita para que possamos estimular a criatividade.

Até mais.

Fonte: IG CARROS