Os bancos traseiros de picapes não são o lugar mais confortável do mundo para se fazer uma viagem, e, segundo o relatório apresentado pelo Instituto de segurança em rodovias dos Estados Unidos (IIHS), também não é o mais seguro.
Todos os modelos testados foram do ano/modelo 2022, portanto, somente o Jeep Gladiator e a Ford Ranger possuem as mesmas versões no Brasil, já que Chevrolet Colorado e Toyota Tacoma não são vendidas por aqui, enquanto a Nissan Frontier testada era um modelo que não é oferecido no nosso mercado.
No geral, as picapes apresentaram um bom desempenho na segurança para o condutor e bons resultados em resistência estrutural da cabine, mas a proteção para cabeça, pescoço e peitoral só tiveram resultados bons na Frontier .
A Ranger, apesar de ser ainda o modelo antigo, apresentou segurança geral e para o corpo dos ocupantes classificada como “marginal”.
A Chevrolet Colorado apresentou proteção considerada pobre no geral, apesar de garantir bons índices de segurança ao motorista. A segurança para a cabeça, pescoço e tronco dos passageiros traseiros foi classificada como marginal.
O Jeep Gladiator , oferecido no Brasil, recebeu avaliação “aceitável” para proteger impactos contra as pernas e pés do condutor, enquanto para o ocupante traseiro, a proteção ao tronco do passageiro foi considerada como pobre, assim como na Tacoma . A representante da Toyota ficou devendo ainda na proteção de cabeça e pescoço para os ocupantes traseiros.
De acordo com o IIHS , o boneco utilizado nos bancos traseiros possui tamanho similar ao de uma criança de 12 anos de idade e que, apesar do risco de lesão fatal ainda ser alto na traseira, o melhor local para crianças segue sendo no banco traseiro, já que os airbags dianteiros podem causar lesões.
Segundo David Harkey, Presidente do IIHS, o teste se mostrou “desafiador” para as picapes, visto que a cabeça do ocupante traseiro esteve “perigosamente perto” do encosto do banco dianteiro, o que aumenta os riscos de lesão no pescoço.
A solução para melhorar a segurança das picapes, na opinião de Harkey, passa por melhorar o cinto de segurança traseiro.
Para o mercado sul-americano, os testes de segurança são realizados pelo Latin NCAP . Em dezembro de 2019, o órgão avaliou a Ford Ranger e deu quatro de cinco estrelas à proteção tanto para adultos quanto crianças na picape.
Fonte: Carros