Nem sempre é fácil escolher um seminovo ou usado, pois cada um traz vantagens e desvantagens em determinados pontos. Contudo, o que vale é a sua necessidade. Com um orçamento de R$ 25 mil , buscamos algumas opções de sedans que podem ser um negócio da China.
No entanto, seja qual for a sua escolha, providencie antes de tudo a pré-compra , ou seja, uma vistoria veicular completa na qual empresas especializadas farão uma análise minuciosa do carro antes de fechar negócio.
Se possível, leve o carro a um mecânico de confiança para avaliar toda a parte de suspensão, elétrica, motor etc. Veja os cinco modelos que separamos para vocês. Boa escolha!
1) Renault Logan – Preço médio: R$ 21 mil
Ele não chega perto de ter um visual bonito, mas agrada quando o assunto é espaço interno. Pertencente ao segmento dos sedans pequenos, ele esbanja interno (2,63 metros de entre-eixos) e tem porta-malas de até 510 litros – bem superior ao encontrado em alguns carros de segmento superior.
Foi lançado em 2007 em três versões: a básica Authentique, a intermediária Expression com ar quente, controle interno dos retrovisores, banco do motorista com regulagem de altura, terceira luz de freio, iluminação no porta-malas e desembaçador traseiro. Ambas eram equipadas com motor 1.0 16v flexível de 77/76cv.
A top Privilège vinha com 1.6 16v de 112/107 cv e agregava direção hidráulica, bancos de veludo, vidros elétricos nas quatro portas, faróis de neblina, rodas de aro 15, luz de leitura para o passageiro e computador de bordo.
O ar-condicionado era disponível opcionalmente para todas as versões, porém a direção hidráulica e vidros e travas elétricas vinham só para a Expression, enquanto CD player, rodas de liga e airbag duplo eram restritos ao Privilège.
Em outubro do mesmo ano, apareceu o 1.6 8v de 95/92 cv, disponível com os mesmos acabamentos do 1.0.
Por até R$25 mil , as melhores opções ainda se concentram nessa primeira geração. Dê preferência aos carros 1.6 com ar-condicionado e direção hidráulica, itens que são mais valorizados na hora da revenda.
Quanto ao consumo, o Logan 1.6 faz 8,4 km/l de média com etanol (cidade/estrada) e 12,5 km/l com gasolina.
2) Fiat Siena – Preço médio: R$ 20 mil
Ele chegou em 1997 importado da Argentina nas versões EL 1.6 8v de 82 cv e HL 1.6 16v de 106 cv , mas, em 1999, começou a ser produzido no Brasil com motor 1.0 de 61cv e câmbio de seis marchas, e não parou por aí.
Tem motores 1.3 16v de 80 cv na versão ELX (2000) , 1.4 flex de 81/80cv (2005) e até o 1.8 de origem GM de 103 cv (2003) . Aliás, essa é uma das versões sugeridas, se você costuma usar o carro mais na estrada.
O motor maior tem um porém: o consumo elevado de etanol. São 7,9 km/l de média, mas a compensação vem na média de 10,3 km/l com gasolina .
Embora o acabamento anime mais do que o do Logan, o espaço é bem menor, uma vez que o entre-eixos tem míseros 2,37 metros . Ocupantes altos vão sofrer mais atrás do que no Renault.
Se você faz questão de um bom porta-malas, os 500 litros do Siena vão agradar. Tudo bem que o do Logan possui 10 litros a mais, porém o seu banco traseiro não rebate, impossibilitando carregar um objeto mais comprido, por exemplo.
Em relação ao concorrente, o Siena vence em custo-benefício, tendo peças mais barata e preço mais convidativo.
Na lista de itens opcionais, dependendo da versão, é possível ter rádio com MP3, airbag lateral, banco do motorista com regulagem elétrica de altura, painel bicolor e veludo nos bancos.
3) Ford Fiesta Sedan – Preço médio: R$ 22 mil
Desenvolvido a partir do projeto Amazon, o sedan da Ford foi lançado em 2004 em três opções de motor e acabamento: Personnalité 1.0 de 66 cv, Supercharger 1.0 de 95 cv e 1.6 Flex de 111/105 cv etanol/gasolina ), nas versões de acabamento First ou a mais requintada Trend, que ganhava forro de tecido nas portas e grade do radiador, retrovisores, frisos e maçanetas pintados na cor da carroceria.
Em equipamentos, a Trend se diferenciava ainda pela direção hidráulica, travas elétricas com controle remoto, vidros dianteiros e tampa do porta-malas com acionamento elétrico, aquecedor, desembaçador traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, entre outros itens. O CD Player, vidros elétricos nas portas traseiras, airbag duplo, freios ABS e rodas de liga leve eram opcionais oferecidos no pacote mais caro.
Ao pesquisar um Fiesta Sedan usado , tenha em mente que o motor 1.0 de 66 cv a gasolina é lento nas arrancadas e retomadas . Para empurrar seus 1.128 quilos, o baixo torque de 8,9 kgfm se traduz em pouca agilidade, principalmente com o carro carregado.
Neste caso, é preferível você gastar um pouco mais e optar pela opção 1.0 flex, lançada em 2007 e que rende 73/71 cv com torque de 9,3/9,1 kgfm ou ainda pular para a 1.6 de 111/105 cv e 15,8/ 14,9 kgfm.
Em relação ao consumo, o 1.6 rende 8,5 km/l de média com etanol e 11,3 km/l com gasolina, enquanto o 1.0 entrega 8,4 km/l e 12 km/l, nas mesmas situações (cidade/estrada).
4) Chevrolet Prisma – Preço médio: R$ 20 mil
O Prisma foi lançado no final de 2006, disponibilizado inicialmente com motor 1.4 flexível de 97/89 cv apenas na versão Joy, que vinha com desembaçador, conta-giros, aviso sonoro dos faróis ligados e rodas de aço de aro 13.
Já a mais cara Maxx agregava direção hidráulica (opcional na Joy), maçanetas externas na cor do carro, molduras nos instrumentos do painel e console com porta-copos. Ambas recebiam como opcionais ar-condicionado, travas e vidros elétricos nas quatro portas.
O motor 1.0 VHCE de 78/77 cv só chegaria no início de 2009 também disponível nas versões Joy e Maxx. A grande vantagem é o acelerador eletrônico, recurso que garante melhores respostas nas acelerações.
A grande vantagem desse sedan é que suas peças são baratas, graças ao projeto sem luxos , lembrando que ele é baseado no Celta, um modelo nascido para ser o mais barato do Brasil e que usava a plataforma do Corsa, lançado aqui em 1993.
De todos os sedans compactos, é o que custa mais barato e o que oferece mais em termos de níveis de equipamentos, se escolhido na versão intermediária Maxx. A direção hidráulica é um exemplo.
O motor 1.4 Econo.Flex (que tem 89 cv com gasolina e 97 cv com álcool ), apesar de possuir a menor cilindrada, anda mais e tem melhor desempenho que o sedan da Ford, por exemplo.
No capítulo consumo, são 7,9 km/l de média com etanol e 11,8 km/l com gasolina.
Porém, se você faz questão de espaço, os 2,44 metros de entre-eixos são superiores ao oferecido pelo Siena , mas não encantam na hora de levar adultos a bordo. Já o porta-malas tem 439 litros, menor do que os do Fiesta, Siena e Logan.
5) Volkswagen Voyage – Preço médio: R$ 25 mil
Em 12 de setembro de 2008, a Volkswagen ressuscitou o Voyage após um hiato de 12 anos. Inicialmente, o sedan foi oferecido em quatro versões de acabamento: 1.0, 1.6, 1.6 Trend e 1.6 Comfortline .
Só encontramos modelos 1.0 dentro do limite de valor estabelecido. Em nossa pesquisa, por exemplo, encontramos dois exemplares na Webmotors com o famoso pacote “completo, menos ar”. Ou seja, você vai levar para casa um modelo equipado com direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar quente, desembaçador traseiro e só. Lembre-se que a falta ar condicionado pode influenciar quando você for revender o carro.
O entre-eixos de apenas 2,44 metros limita um pouco o espaço para ocupantes traseiros com mais de 1,80 metro. Por outro lado, é um dos sedans com maior porta-malas da nossa lista (478 litros), só perdendo para o Siena , com 500 litros e Logan, 510 litros . Outro dos pontos fortes do carro da Volkswagen está na “cesta básica” de peças e na mão de obra mais em conta em relação aos concorrentes.
O 1.0 rende 76/72 cv e 10,6/9,7 kgfm de torque, sendo apenas na média do segmento. Com ele, o Voyage consome 8,4 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina , sempre levando-se em consideração a média entre cidade e estrada. A despeito de ser menos forte e espaçoso que o Logan, o Voyage é o carro mais atual da lista . Não é por acaso que ele está saindo de linha somente agora.
Fonte: IG CARROS