Veículos

BYD lança o D1, carro elétrico criado para Aplicativos de transporte

BYD lança o D1, carro elétrico criado para Aplicativos de transporte


source

A BYD segue ampliando sua oferta de modelos elétricos no Brasil. Inicialmente com modelos utilitários, agora, a fabricante chinesa traz seu terceiro veículo de passeio, o D1.

O novo modelo é uma mistura entre veículo de passeio e utilitário, no site da marca está na segunda categoria. Isso porque o BYD D1 é um MPV (Sigla em inglês para veículo multi-propósito) e seu desenvolvimento foi focado em mobilidade e transporte, principalmente corporativo e de aplicativos.

Desenvolvido em parceria com a DiDi Chuxing, uma empresa chinesa que oferece serviços de táxi , carros compartilhados e entrega de produtos, o D1 EV foi pensado para ser utilizado por aplicativo de transportes .

Um dos fatores que ressaltam essa característica é a porta traseira direita, que é deslizante para facilitar o acesso de passageiros, que é ampliado devido à baixa altura em relação ao solo, de 12,5 cm.

O D1 é elétrico e conta com motor de 136 cv e 18,3 kgfm de toque, com baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP), do tipo “Blade”, onde as células das baterias entre 0,6 a 2m de comprimento são montadas direto no pacote, dispensando o uso de módulos e permitindo baterias com capacidade maior.

No caso do BYD D1 EV, a fabricante afirma que a autonomia é de 371 km, aferidas no ciclo NEDC. O modelo ainda conta com recarga rápida, recuperando 80% de autonomia em 35 minutos.

Esse é o terceiro modelo lançado pela BYD no Brasil em menos de um ano, e agora o D1 se junta ao SUV chamado de TAN EV e ao sedã HAN EV, todos elétricos e com as baterias Blade, que serão oferecidas pela Tesla no futuro próximo. 

 “Com o aumento dos preços dos carros e, principalmente, dos combustíveis, a BYD espera conquistar o consumidor com o novo veículo. A previsão é que sejam comercializadas até cinco mil unidades do D1 EV em um prazo de, no máximo, cinco anos”, projeta Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD Brasil.

O BYD D1 EV comporta cinco adultos e mede 4.39m de comprimento, 1.65m de altura e 2.8 m de entre-eixos, garantindo um ótimo espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, onde a maioria dos usuários de aplicativo costuma viajar.

O modelo oferece sistema de multimídia de 10.1 polegadas, ar condicionado em duas zonas, controlador de velocidade adaptativo, acendimento automático dos faróis, além de suporte para telas de entretenimento extras.

O BYD D1 EV conta com diversos sistemas de auxílio ao condutor, como frenagem automática de emergência, aviso de saída de faixa e de colisão contra pedestres. E ainda monitora o motorista através de reconhecimento facial e por voz.

O modelo será oferecido através da venda direta (B2B), reforçando ainda mais seu propósito de transporte urbano de passageiros e tem preço sugerido de R$ 269.990 e possui duas versões, GL e GS.

Os compradores do D1 contarão com garantia de dois anos ou 100 mil km para o veículo, enquanto para as baterias o prazo de cobertura é ampliado para cinco anos ou 500 mil km.

Fonte: IG CARROS