Ter um carro mais usado hoje acaba compensando, pois além de não pagar mais IPVA (a partir de 21 anos de fabricação) há a vantagem de não perder tanto valor, igual a um mais novo.
De acordo com um estudo recente feito pela Mobiauto, os carros usados que mais tiveram valorização foram justamente aqueles com mais de 20 anos de fabricação, ou seja, os modelos produzidos até 2001.
Com base no recorte de “preços médios de junho a agosto de 2021” versus o mesmo período de 2022, a empresa apontou que dos carros 2001 a 2022, a média geral de valorização foi de 9,87%.
“Quando você apura a média dos anúncios dos ano-modelo 2003, por exemplo, o valor atual é de R$ 19.428,79, o que corresponde a uma alta de 16,65% de um ano para cá, tornando esses veículos os mais valorizados “, explica Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
Em contrapartida e por questões óbvias, as unidades que tiveram a menor valorização foram os mais novos, até porque eles já começam a sofrer uma redução , conforme apuração da plataforma. Veja no quadro abaixo:
Fonte: IG CARROS