A Chery vai fabricar veículos elétricos na Argentina de acordo com o pronunciamento da diretora-executiva da Argentina-Câmara de Produção, Indústria e Comércio Argentina-Chinesa, Alejandra Conconi.
Conforme a reportagem do jornal El Litoral, na província de Santa Fé, a marca chinesa se instalará nesta região, mas o local exato permanece reservado e dependerá de negociações entre o governador Omar Perotti e as prefeituras locais.
O anúncio foi feito antes da viagem do presidente argentino Alberto Fernández à China e o projeto do carro será de um modelo urbano, com capacidade para quatro ocupantes e que, certamente, será maior que hatch compacto elétrico Chery QQ EV.
A intenção da Argentina em fabricar veículos elétricos não é nenhuma novidade e ao que parece, agora é para valer, pois até 2041 o país quer eliminar de vez a produção de modelos movidos só a combustão.
Vale salientar que a Argentina tem potencial em fornecer lítio para baterias e com isso pretende não apenas eletrificar a sua frota local, mas também abrir portas para exportar seus produtos e componentes para outros países.