Para quem é apreciador de muscle cars – os esportivos americanos de aspecto “musculoso” e dotados, em geral, com motores V8 -, o Chevrolet Camaro é um dos mais queridos.
É nos Estados Unidos que muitas preciosidades são descobertas. Um exemplo é este Chevrolet Camaro A 1969 que estampa a matéria . O cupê foi descoberto em uma venda de garagem . É um costume dos norte-americanos fazerem esse tipo de venda para se livrarem de coisas antigas de casa e, de quebra, ganhar um dinheirinho.
O modelo em questão é um Camaro SS, que é mais comum hoje em dia, mas nem tanto na época. Encontrado por Parker, do canal do Youtube Backyard Barn Finds , o esportivo está parado desde 1995. Como se pode ver, o exemplar não está nada intacto e há peças espalhadas pela garagem.
Pelo estado em que o carro se encontra, o youtuber suspeita que o veículo já tenha passado por algum tipo de restauração nos seus mais de 50 anos de vida , mas o que realmente importa é de que se trata de um Camaro RS-SS .
O Camaro de 1969 é uma versão 350 do SS, esportivo que originalmente é equipado com motor V8 de 5.7 de 295 cv de potência e torque de 52,5 kgfm – a litragem corresponde a 350 em centímetros cúbicos. Ainda mais raro é o fato do modelo contar com câmbio manual de quatro marchas , algo exótico em um país que ama transmissões automáticas. O problema é que o apresentador não achou o propulsor original, apenas um 5.0 incompleto e um bloco que parecer ser do 5.7, mas sem ter certeza.
Outro ponto raro é o fato do cupê parecer ser da versão RS-SS, ou seja, um carro equipado com o pacote Rally Sport, o que o torna mais valioso. O pack inclui faróis cobertos – a cobertura é escamoteada ao acioná-los -, luzes de ré posicionadas abaixo do para-choque e emblemas RS.
Somado ao conjunto motriz, o SS ainda conta com assentos especiais e interior com detalhes em imitação de madeira. Atualmente, o mostrador aponta 132 mil milhas, ou 212 mil km, o que dá a média de pouco mais de 2.400 km rodados por ano. É uma média baixa, algo explicado pelo fato do Camaro ter ficado guardado por quase 30 anos.
Os americanos utilizam o termo “barn find” para se referir a modelos que estavam guardados por muito tempo em um celeiro – daí a expressão “achado de celeiro”, termo que não mais se refere somente a esse tipo de lugar.
O Youtuber também achou um belo Nissan 240Z , um dos esportivos mais belos já lançados pela marca. Não é por acaso que os japoneses fazem a série Z até os dias atuais. Ao contrário do Camaro, o cupê nipônico está em melhor estado.
Sobre o Chevrolet Camaro 1969
O Camaro 69 faz parte da primeira geração deste muscle car, modelo que a Chevrolet começou a produzir três anos antes. Ele usa a plataforma F-Body da GM, base compartilhada pelo Pontiac Firebird , e tração traseira. O objetivo do projeto era enfrentar o Ford Mustang , uma rivalidade que eles vivem até os tempos atuais.
No terceiro ano de produção, a Chevrolet ofereceu o Camaro em diversas opções. Uma das mais procuradas era o pacote SS performance . O topo de linha da versão V8 era o 396 SS (6.5) que embalava 375 cv . Só neste ano, foram fabricados um total de 243.085 exemplares , sendo que apenas 34.902 foram do modelo SS.
Se reformado, o cupê pode ser vendido por cerca de 50 mil dólares, um pouco mais de R$ 250 mil, valor que não dá metade dos R$ 516.200 pedidos por um Camaro SS 0km no Brasil . Não chega a ser uma pechincha, mas quem sabe o carro seja mais valorizado em um futuro próximo? Afinal, não é só no nosso mercado que os clássicos dispararam de preço.
Fonte: IG CARROS