O C3 é a grande aposta da Citroën para países emergentes. Desenvolvido na Índia , a missão do SUV compacto por aqui é democratizar os veículos da marca fundada por André Citroën, que antes do controle da Stellantis , sempre tiveram uma proposta mais premium.
Se o C3 hatchback rivaliza com Renault Kwid e Fiat Mobi nas versões de entrada e modelos como Fiat Pulse , Volkswagen Polo e Chevrolet Onix nas versões mais caras, a configuração de sete lugares será um modelo à parte. Esta “opção minivan” será revelada nesta quinta-feira (27) e irá rivalizar com a Chevrolet Spin , única opção de sete lugares abaixo da marca dos R$ 200 mil .
O modelo será batizado de C3 Aircross e já aparece em testes na Índia e no Brasil há algum tempo. Não há ainda números oficiais sobre as dimensões do novo veículo, mas o que se sabe é que ele será maior , justamente para acomodar os dois assentos extras.
As imagens obtidas pelo portal Rushlane trazem o detalhe do novo para-choque exclusivo, imagens de um painel de instrumentos digital – que lembra o da Fiat Toro – saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro e até duas entradas USB para os ocupantes da terceira fileira carregarem dispositivos móveis.
O novo para-choque pode ser somente para diferenciar os modelos no mercado indiano, mas por aqui poderá ser para melhorar o arrefecimento do motor, já que o C3 Aircross irá contar com o motor 1.0 turbo de origem Fiat , que entrega 130/125 cv (etanol/gasolina) e 20,4 kgfm de torque nas versões mais caras. Os modelos de entrada, por sua vez, contarão com o tradicional 1.6 16v de 120/116 cv e 15,7/15,4 kgfm de torque.
Na Índia, o C3 Aircross terá versões de 5 lugares para que os clientes priorizem o espaço de porta-malas, e é bem provável que essa configuração esteja disponível nas versões de entradas do modelo por aqui.
O interior dos veículos parece ser basicamente o mesmo, salvo a exceção do painel de instrumentos digital e da saída de ar-condicionado no teto do veículo , melhorando a ambientação dos ocupantes da última fileira.
O espaço traseiro para esses ocupantes não deverá ser muito, visto que a mídia indiana informa 4,2 metros de comprimento total, um pouco menor que os 4,36 m da Chevrolet Spin . A terceira fileira de assentos deverá ficar bem próxima do assoalho, o que resultará em uma posição de joelhos bem alta como sugere a imagem obtida pelo portal.
Mais detalhes serão revelados nesta quinta-feira, 27 de abril, no lançamento global do veículo, que será produzido em Porto Real (RJ).
Fonte: Carros