O Volkswagen Polo Track tem uma missão muito complexa, terá que substituir o lendário Gol como veículo de entrada da Volkswagen e disputar espaço com Onix e HB20 , além do próprio Polo com novo visual e motor 1.0 MPI. Como o lançamento se sai contra esses rivais?
1 – Visual
O Polo Track traz um visual que já de cara o difere do “Novo Polo”, os para-choques dianteiros foram redesenhados, mas o grande destaque são os os faróis halógenos que também apresentam um desenho inédito. Na traseira, a lanterna é a mesma do Polo atualizado (e mais caro), e o para-choque é levemente diferente, podendo ser identificado pelo acabamento em cinza e a inscrição “Track”.
No caso do Onix , seu visual é mais simples do que em outras versões, mas só olhos bem atentos conseguirão notar. Os acabamentos na dianteira, maçanetas, e retrovisores em preto fosco denunciam se tratar da versão mais barata, assim como no HB20 , mas que tem visual mais moderno na dianteira com elementos recortados, o HB20 divide opiniões na traseira, onde há uma grande peça conectando as duas lanternas.
2 – Interior
O interior de versões simples é espartano, muito plástico rígido é utilizado na composição da cabine dos três modelos, mas todos contam com painel de instrumentos com conta-giros e sempre uma tela pequena que faz a função de computador de bordo .
O Polo Track traz vidros elétricos dianteiros e maçanetas dianteiras pintadas em preto brilhante, enquanto no HB20, as maçanetas se confundem com o plástico do painel e vidros elétricos também só para os ocupantes da frente. O Onix é o único que oferece vidro elétrico nas quatro portas , entretanto, é o mais caro do comparativo, sendo vendido a mais de R$ 80 mil , enquanto os rivais beiram esse valor, mas não ultrapassam.
A conectividade é muito importante para alguns usuários, e o Polo Track nem com rádio conta, esse item está no único pacote opcional disponível , que ao custo de R$ 900 adiciona o Rádio Media Plus II , quatro alto falantes, antena AM/FM, tomada USB tipo C e volante com comandos para o rádio . Nesse aspecto, Onix e HB 20 oferecem de série volante multifuncional e rádio. Apesar de ser um aparelho extremamente básico, é melhor que nada .
Tanto Polo e HB20 contam com bancos traseiros inteiriços , enquanto o Onix oferece bancos bi-partidos, o que facilita equilibrar melhor o espaço para pessoas e bagagem. A capacidade do porta-malas é de 300 litros no Volkswagen e no Hyundai , enquanto o Chevrolet oferece 303 litros de acordo com a ficha técnica.
3 – Dimensões
O Polo mede 4,07 metros de comprimento , contra 4,16 m do Onix e 4,01 m do HB20 , o entre-eixos é maior no Polo , são 2,56 metros contra 2,55 m do Chevrolet e 2,53 , do Hyundai. A largura também é maior no Volks, são 1,75 m contra 1,73 m e 1,72 m dos respectivos rivais.
Na prática, o Onix oferece um pouco mais de espaço para os passageiros traseiros, mas sem muita vantagem perante o Polo. Sem ter adotado uma nova plataforma, o HB20 é o mais apertado.
4 – Suspensão
Aqui a maior falha do Onix é exposta, e é onde o Polo pode brilhar. Segundo a Volkswagen, o Polo Track recebeu novas molas e um ajuste novo na suspensão e está 1 cm mais alto que o novo Polo, com distância para o solo de 16,6 m , maior que o HB20 (16 cm) é muito superior aos 12,7 cm do Onix, que faz o compacto da Chevrolet raspar ao entrar e sair de garagens ou passar por valetas . Onix e HB20 são calçados com pneus 185/70 R14 e 175/70 R14 , respectivamente, enquanto o Polo usa medidas 185/65 R15 .
5 – Motorização
Todos os três compartilham motores 1.0 flex de três cilindros . No Polo, o motor 1.0 MPI entrega 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque na gasolina e 84 cv/10,3 kgfm no etanol. O consumo de combustível ainda não foi aferido pelo Inmetro, mas deve ser próximo de 9,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol e 14 km/l e 15,4 km/l com gasolina, números do Novo Polo com essa mesma motorização. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 13,8 segundos com gasolina e 13,4s usando o etanol.
O HB20 entrega 80 cv e 10,2 kgfm no etanol, que passam a ser 75 cv e 9,4 kgfm quando o combustível é a gasolina. O consumo é de 9,6 km/l e 10,4 km/l em cidade/estrada com etanol, ou então 13,3 km/l e 14,6 km/l cidade/estrada quando usando gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h com etanol é de 14,5 segundos no etanol e 15,4s na gasolina.
O Onix é o único equipado com câmbio de seis velocidades , e seu motor entrega 82/78 cv e 10,6/9,6 kfgm no Etanol/Gasolina. O consumo é de 9,4 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada no etanol, e 13,3 km/l e 16,6 km/l na cidade e estrada com gasolina, de acordo com o Inmetro. O compacto Chevrolet alcança os 100 km/h em 13,3 segundos.
6 – Segurança
Todos os modelos oferecem controle de tração e estabilidade , freios ABS e assistente de partida em rampa de série, porém, tanto Onix quanto HB20 oferecem seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), enquanto o Polo Track só conta com airbags frontais e laterais .
7 – Preços
A principal questão desses modelos é que eles deveriam ser baratos, mas as palavras ” carro novo ” e ” barato “, parecem inimigas, e não costumam mais frequentar as mesmas frases. O Polo Track parte de R$ 79.090 , na cor preta sólida, já com pintura metálica e o opcional de rádio, o modelo sai por R$ 81.640 no configurador da Volkswagen.
O Hyundai HB20 na versão Sense é ainda mais barato que o Polo Track , partindo de R$ 79.490, mas assim como o Volks, somente a cor preta sólida é disponível sem cobrança extra.
Oficialmente o Onix está disponível a partir de R$ 82.490, entretanto, na aba de ofertas, é possível encontrar modelos do Onix, principalmente na versão ” 1.0 MT “, a utilizada neste comparativo, por menos de R$ 80.000, mas depende da região escolhida .
Veredito :
O Polo Track chega mais simples que o Novo Polo, entretanto traz uma posição de dirigir mais alta que seus rivais, mas longe de emanar o passado ” Cross ” da Volkswagen. Seu principal trunfo é o bom casamento entre motor e câmbio, com uma das caixas prazerosas do mercado.
O interior pode afastar compradores, principalmente se chegarem nas lojas e encontrarem o veículo sem rádio, enquanto seus principais rivais oferecem além do aparelho comandos no volante . A pegada da Volks aqui é economia no bolso do cliente, apesar de que no consumo de combustível, o Polo é bastante econômico, mas não muito além dos rivais .
Em relação ao recém aposentado Gol, o Polo Track traz o mesmo conjunto mecânico, portanto, a robustez e baixo custo de manutenção se mantém , mas com um pouco mais de espaço e segurança, graças à plataforma MQB. O preço não apresenta um grande diferencial em relação ao modelo que deixa às lojas, entretanto, chegar próximo às 72 mil unidades que o Gol vendeu em 2022 será um desafio e tanto, talvez a Volks precise apelar para promoções, principalmente voltadas para frotistas.
Fonte: IG CARROS