Embora muitas pessoas não gostem do recall e o tratem como um indicativo de qualidade do carro, a verdade é que ele é algo bom para os consumidores. Toda empresa comete algum erro seus produtos durante o processo de fabricação. Com o recall, há a garantia de que o veículo será arrumado de forma que não cause acidentes. Ou, na pior das hipóteses, seja tirado de linha e o dono seja ressarcido.
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Mesmo assim, poucos brasileiros sabem sobre esse serviço e muitos nem desconfiam de que o seu próprio automóvel pode estar com esse chamado em aberto. Diante disso, Vinicius Melo, CEO do aplicativo Papa Recall — que avisa o motorista se o automóvel cadastrado teve algum chamado da fabricante para conserto ou troca de peças — separou dicas importantes sobre o recall e motivos para atendê-lo quando houver solicitação.
1 – Segurança no trânsito
Um carro em circulação que tenha defeito de fábrica é praticamente uma bomba-relógio que pode trazer graves consequências. Quando menos se espera, o problema pode colocar em risco a segurança do dono do veículo, dos passageiros e de todos aqueles que estejam próximos em ruas e rodovias pelo Brasil afora. O recall é um procedimento em que a própria montadora identifica a necessidade de um reparo em automóveis, evitando que uma tragédia possa acontecer.
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2 – Preservação do patrimônio
No Brasil, carro é uma propriedade que demanda um investimento considerável por parte da pessoa. Mesmo sendo um bem com taxas de desvalorização, é comum o motorista ficar anos com o mesmo veículo. Como o recall é um defeito de fabricação em que o conserto é feito pela própria fabricante, é uma estratégia para evitar a desvalorização do automóvel e, evidentemente, deixá-lo com a manutenção em dia.
3 – Direito gratuito dos motoristas
O recall é praticamente um reconhecimento das montadoras de que o carro foi produzido com um defeito que pode trazer graves consequências. Assim, por não ser um problema decorrente do uso ou da idade, é um direito garantido por lei no Brasil e o procedimento é totalmente gratuito. O único dever do proprietário é levar o veículo para que a correção seja feita.
4 – Desenvolver o hábito de manutenção do veículo
O recall pode ser o ponto de partida para que o motorista brasileiro desenvolva o hábito de cuidar do automóvel. Tão importante quanto atender um chamado da montadora, é realizar as revisões nos prazos corretos. As consequências são as mesmas. As pessoas precisam entender a importância de levar o veículo à oficina no momento certo e seguir o manual do fabricante, ao invés de se preocupar apenas quando o problema já aconteceu, muitas vezes no meio da rua.
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5 – Preocupação com o próximo
Infelizmente o brasileiro ainda não percebeu que tem coparticipação no trânsito das ruas e rodovias do país. Muitos desconhecem que o carro precisa passar por recall, outros justificam a falta de tempo e alguns culpam até os vendedores das concessionárias por não terem informado antes, desconhecendo que o recall pode ser realizado bem depois disso. O fato é que é dever do motorista saber as condições do carro e cuidar para que ele não traga problemas no futuro. O recall é a possibilidade para se informar mais e realizar os ajustes necessários para garantir a melhor experiência possível para todos.