Das siglas aos nomes gerados por computador, passando por aqueles que fazem referência a temas como mitologia grega e animais. Na hora de batizar um novo modelo de carro, são vários os caminhos seguidos pelos fabricantes de automóveis.
A Volkswagen foi conhecida durante muito tempo por se inspirar nos ventos para escolher nomes dos carros (embora destaque que isso tenha sido mais acidental do que algo planejado). Mas nos últimos anos, a montadora tem se esforçado para buscar outras inspirações.
A marca alemã divulgou uma lista com as explicações oficiais dos nomes de alguns dos seus modelos. Confira abaixo o significado das denominações de cinco carros que foram, são, ou serão vendidos no Brasil. Até combinação de bichos foi adotada pela empresa…
1 – VW Eos
Equipado com um motor 2.0 TSI de 200 cv, o belo conversível Volkswagen Eos fez pouco sucesso no Brasil e foi vendido por um curto período de tempo: apenas entre 2009 e 2011.
De acordo com a Volkswagen, Eos (que é o nome da deusa do amanhecer na mitologia grega) faz uma referência à carroceria do tipo conversível.
2 – VW Golf
Diferente do que muita gente imagina, o nome do hatch médio Volkswagen Golf não foi inspirado pelo esporte golfe.
Golf é o nome em alemão para a Corrente do Golfo, uma corrente marítima que é responsável pelo aquecimento das águas do Atlântico Norte.
3- VW Taos
Futuro SUV médio da marca alemã, o modelo, que será produzido na Argentina para atender também ao mercado brasileiro, tem um nome que faz todo o sentido… para os americanos.
É que Taos é o nome de uma cidade no estado americano do Novo México, local que é conhecido pelas suas belas paisagens desérticas e pelas construções nativas feitas em adobe. Em tempo: o Taos também será vendido nos Estados Unidos.
4 – VW Tiguan
O primeiro SUV médio da Volkswagen tem um nome com uma origem bem curiosa: Tiguan foi escolhido pelos leitores de uma revista automotiva alemã em uma lista com outras quatro opções: Namib, Rockton, Samun e Nanuk.
De acordo com a marca alemã, o nome, que é uma junção de tigre e iguana, foi pensado para seguir o padrão de usar animais como inspiração, algo já visto por aqui no compacto Fox (raposa, em inglês).
5 – VW Up!
O batismo do subcompacto da Volkswagen é algo que só poderia que realmente ter saído da cabeça do pessoal do marketing da montadora. Fácil de lembrar, foi pensado também para servir como uma hashtag . Algo que faz sentido em plena era das redes sociais.
O nome faz referência ainda às duas letras centrais do nome Lupo, que era usado pelo antecessor do modelo no mercado europeu. Lupo (lobo, em latim), é outro desses nomes de carros da Volkswagen que foram inspirados em animais.