John Sahs, Designer-Chefe do Nissan Design América Latina, iniciou sua carreira na Nissan no ano 2000, mas sua paixão por carros e design nasceu muito antes. Atualmente ele comanda a equipe do Nissan Design América Latina, responsável pela criação de veículos icônicos para a região e o mundo, com destaque para o Nissan Kicks.
Saiba mais sobre o homem por trás de uma cultura de design que rompe as barreiras da indústria automotiva e quer levar a filosofia do design da Nissan para outras áreas da sociedade.
Como você começou a se interessar por design e o que fez com que você escolhesse essa carreira?
Bem, vou ter que começar voltando um pouco no tempo, quando eu era garoto. Eu estava assistindo ao vídeo de um pintor e eu fiquei simplesmente impressionado porque ele estava criando montanhas e árvores, fazendo realces e sombras. Aquilo estava surgindo no papel como se fosse mágica e acabou me influenciando muito. Por isso, fiquei bastante focado em arte quando eu era criança.
Depois disso tive que escolher qual faculdade iria cursar. Falei com meu orientador educacional e ele me perguntou: ‘Do que você gosta?’ Então, eu me lembro de ter dito a ele ‘bem, eu gosto de arte e eu gosto de carros ‘. E ele disse ‘e se você fosse um designer automotivo?’
Os designers automotivos são pessoas que criam os modelos, formas, cores e materiais. São eles que realmente criam o que vemos nas ruas. Eu vi aqueles modelos maravilhosos, elegantes, futuristas e aerodinâmicos, vi aqueles sketches e eles ainda estão gravados em minha memória até hoje.
Então eu disse: agora sei que eu quero ser designer automotivo . A frase que me vem à memória daquela época é ‘John, você quer dar forma ao futuro?’
E por falar na equipe de design, como as diferentes culturas e origens de toda a equipe contribuem para o processo de criação?
Um projeto que acho que fez uma grande diferença em minha carreira foi a terceira geração do Cube, em 2005. Foi formada uma nova equipe – essa é a coisa mais empolgante em cada projeto que fazemos. Você trabalha com pessoas diferentes, que têm diferentes experiências, históricos diferentes.
Leia Também
Naquela época, o Alfonso Albaisa, que é atualmente nosso vice-presidente sênior de design , era gerente de design. Foi muito agradável e inspirador trabalhar com o Alfonso e ver como ele inspirava a equipe realmente exerceu uma grande influência em mim. Eu pensei comigo mesmo: ‘se um dia eu liderar uma equipe; gostaria de ser como ele’.
Eu me lembro de fazer uma viagem a trabalho para o Japão, quando o Alfonso me pediu para ir até a sala dele. Ele disse: ‘John, você gostaria de ir para o Brasil’? As palavras dele foram muito simples e claras: ‘Eu quero que você faça um trabalho disruptivo.
Eu realmente quero que você faça um trabalho disruptivo na região com o design da Nissan . Eu quero que você trabalhe o design de forma abrangente, não apenas os nossos carros; você pode ir além dos carros e realmente levar o DNA do design da Nissan para outras áreas’.
Tenho muito orgulho de fazer parte da Nissan e do Nissan Design América Latina, além de trabalhar com uma equipe talentosa e experiente também, que me auxilia em vários projetos.
Fizemos muitos trabalhos não apenas para os nossos carros, mas também em alguns que acreditamos que podem fazer uma grande diferença na vida dos nossos clientes porque cremos que o design realmente permeia tudo; podemos aplicar o que aprendemos com nossas experiências em outras áreas.
Que conselho você daria a alguém que esteja interessado na carreira de design automotivo?
Meu conselho para qualquer pessoa que tenha interesse em se tornar um designer automotivo é: siga o seu coração e não desista – mantenha o foco. Seja persistente.
Essas palavras que estou dirigindo a vocês representam a forma como eu sigo minha carreira em design automotivo. A criatividade é 90% suor e 10% outras influências e inspirações.