Uma onda de queixas em serviços de atendimento aos consumidores e sites especializados acumula críticas de motoristas contra o Detran-SP por demora em dar baixa nos pontos registrados a partir de multas.
Os pontos são usados para contagem em períodos de 12 meses e não podem ultrapassar a marca de 21, com risco de suspensão da CNH. Mas o sistema do Detran na internet mantém registro de pontos antigos e já superados.
A demora em retirar os pontos não é a mesma para incluir. Uma das queixas registradas aponta 17 meses com a pontuação ainda no sistema.
“Já fui nas unidades de atendimento, liguei nos telefones e disseram que houve um problema no sistema e por isso não foi efetuado a baixa. Porem sofri uma nova infração em dezembro de 2017 e a pontuação da mesma está disponível. Como isso é possível se o sistema está com problemas para dar baixa em uma pontuação que já deveria ter sido retirada do meu prontuário ha 5 meses?”, diz o condutor.
O Detran padronizou uma resposta dos serviços técnicos sobre o caso e tranquiliza os condutores. Segundo a informação, não há risco de punição por pontos antigos.
“A diretoria responsável está investigando no sistema os atrasos e processando de forma gradual as pontuações vencidas para normalizar a baixa, que ocorre normalmente em até 15 meses. Vale ressaltar que, como prevê a legislação federal de trânsito, os pontos que completam 12 meses sem que o motorista tenha acumulado 20 ou mais pontos nesse período não são considerados para eventual abertura de processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).”
Casos de dúvidas podem ser solucionados pelos canais de atendimento do Detran pelo site oficial ou nas unidades do Poupatempo.